As Principais Termas de Portugal

Termas

Os banhos termais têm um enorme potencial terapêutico, tanto de tratamento como de prevenção das mais diversas patologias. Aliados aos tratamentos, proporcionam também momentos de relaxamento, que tanto podem ser aproveitados sozinho, como com amigos ou família. Em Portugal existem dezenas de estâncias termais, quase todas situadas no norte do país. Fique a conhecer algumas delas e as inúmeras melhorias podem trazer à sua saúde e bem-estar.

Algumas das principais termas de Portugal

Termas de Caldelas: situadas entre Braga e o Gerês, estas águas estão vocacionadas para o tratamento de reumatismos, perturbações do aparelho digestivo e problemas dermatológicos. As instalações incluem também um centro de medicina física e reabilitação.

Termas do Carvalhal: situam-se entre as bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva e têm como pano de fundo a serra de Montemuro, criando uma atmosfera rústica, propícia a reviver velhas tradições. Estão terapeuticamente indicadas para doenças da pele, das vias respiratórias do aparelho digestivo e reumatológicas, entre outras. Além disso oferecem vários programas de bem-estar, incluindo aromaterapia.

Termas das Caldas da Rainha: o Hospital Termal das Caldas da Rainha é o mais antigo do mundo, contando já com mais de cinco séculos de histórias. Estas águas estão indicadas para tratamento e prevenção de inúmeras patologias, como artrose, reumatismos inflamatórios, gota, sinusite, rinite e asma brônquica, entre outras.

Termas do Estoril: é a única estância termal na zona da grande Lisboa e as propriedades das suas águas estão indicadas para o tratamento e prevenção de vários problemas respiratórios, doenças músculo-esqueléticas, doenças dermatológicas, entorses, entre outras. Situam-se na proximidade de vários hotéis, praias e do Campo de Golf do Estoril.

Termas de Nisa: são procuradas principalmente pelo seu poder terapêutico em problemas reumáticos e respiratórios, mas são também aconselhadas para doenças metabólico-endócrinas. Dispõem de uma equipa de médicos e especialistas que o podem aconselhar e orientar.

Caldas da Felgueira: a elevada qualidade da água mineral da Felgueira continua a ser um mistério para a ciência. Esta água de excelência é indicada para tratamentos de patologias das vias respiratórias (asma, bronquite, rinite, etc.) reumatismo, e outros problemas músculo-esqueléticos, sendo particularmente benéfica em pós-operatórios ortopédicos.

Termas de Chaves: de uma tradição milenar que remonta ao império romano, as Termas de Chaves oferecem programas de tratamento e bem-estar para patologias músculo-esqueléticas, cardio-circulatórias, assim como problemas associados ao aparelho digestivo a às vias respiratórias.

Termas do Vimeiro: Estando muito bem localizadas geograficamente e sendo de fácil acesso a a partir de vários pontos do país, estas têm ainda a vantagem de tratar e prevenir inúmeras patologias: desde doenças dermatológicas (dermatites, eczemas, acne), passando por problemas respiratórios e digestivos e ainda do aparelho circulatório, como varizes, hipertensão arterial e enxaquecas.

Termas de Luso: em parceria com a Malo Clinic, oferecem além disso banhos termais clássicos, um spa termal e um centro de medicina física e reabilitação. Os banhos termais do Luso são indicados para problemas dos sistema urinário, do metabolismo e do aparelho locomotor, assim como reumatismo e hipertensão arterial, entre outros.

Termas de Monfortinho: as águas da Fonte Santa de Monfortinho são ricas em sílica, sendo ideais para problemas de pele, como psoríase, eczemas ou acne, mas também para patologias das mucosas do sistema digestivo e respiratório. oferecem ainda vários programas de bem-estar de um ou vários dias, entre eles o Cacau Relax.

Caldas de Monchique: situado no coração da serra algarvia, é o único complexo termal a sul de Lisboa, dispondo de diversas infraestruturas, desde hotéis, spa, loja de artesanato, parque de merendas, entre outros, além se se situar apenas a 20km de algumas das melhores praias do Algarve. As águas são indicadas para afeções músculo-esqueléticas e também das vias respiratórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *