Benefícios do relaxamento autógeno

Benefícios do relaxamento autógeno

Embora pouco conhecido pelo grande público, estudos mostram que o relaxamento autógeno combate eficazmente o stresse e a ansiedade e ajuda os praticantes a relaxar e a trazer tranquilidade ao seu dia a dia. Se nunca ouviu falar desta técnica de relaxamento, fique a conhecê-la um pouco melhor e saiba de que forma pode vir a mudar a sua vida.

O que é o relaxamento autógeno?

O relaxamento autógeno é uma técnica de relaxamento relativamente recente, desenvolvida pelo psiquiatra alemão Johannes Heinrich Schultz no século XX. Também chamada de “treinamento autógeno”, esta técnica baseia-se na autossugestão e tem como objetivo a tranquilização interna e o autocontrolo de modo a diminuir no praticante o efeito de fatores externos responsáveis por stresse e ansiedade. Shultz editou mesmo o livro “Das autogene Training” e a partir dele esta técnica difundiu-se por toda a Europa como um tratamento eficaz no alívio do stresse e de transtornos psicossomáticos. É uma técnica que se pratica individualmente ou em pequenos grupos sob a orientação de um professor e que consiste em atribuir sensações de peso e de calor às diferentes partes do corpo ao mesmo tempo que se foca na sensação de tranquilidade. Com o avanço do treinamento, a tranquilidade vai aumentando e, após algumas sessões, o praticante deve ser capaz de modificar a forma como passa por situações de stresse, conseguindo acalmar-se por si próprio. Basicamente, com este método de relaxamento, aprende-se a enfrentar o dia a dia, usando a mente e a sabedoria que se vai adquirindo, para relaxar e controlar as emoções.

Quais os benefícios do relaxamento autógeno?

Este método permite a tranquilização interna e o autocontrolo, diminuindo quadros de stresse e ansiedade. Pode também ajudar o indivíduo a recuperar situações de angústia ou de golpes afetivos inesperados, além de melhorar a disposição e a resistência à fadiga, tanto a nível físico como mental. Um outro benefício do treinamento autógeno é a homeostase, ou seja o corpo desenvolve a capacidade de se manter um equilíbrio estável, mesmo com condições exteriores adversas. Permite também diminuir a tensão nervosa e aumentar a resistência do organismo e por isso é indicado como método preventivo em tratamentos de saúde. Crê-se ainda que a prática corrente desta técnica leva ao aumento dos sonhos e da capacidade criativa e artística. Com todos os benefícios a nível interno, o praticante vê o seu nível de rendimento aumentar, assim como a produtividade no trabalho e a qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *