Como Diminuir a Ansiedade

Como Diminuir a Ansiedade

 

Embora a ansiedade seja uma constante no ritmo de vida agitado dos nossos dias, é importante não deixá-la apoderar-se da nossa saúde e bem-estar. Através de ações simples e de pequenas mudanças no dia a dia, é possível diminuir a ansiedade e viver a vida de forma mais tranquila.

A ansiedade no dia a dia

A ansiedade carateriza-se por sensações corporais desagradáveis, como sensação de vazio no estômago, batimento cardíaco acelerado, transpiração e sensação de aperto no peito. A ansiedade surge em função da perceção de um problema ou de um perigo, seja ele real ou imaginário. Acontece que nos dias de hoje, como ritmo de vida acelerado e os problemas inerentes ao quotidiano, muitas pessoas acabam por viver num estado de ansiedade constante. Algumas acabam mesmo por transformá-la em problemas físicos, como dores de cabeça, distúrbios intestinais ou tensão muscular.

Técnicas de relaxamento para diminuir a ansiedade

É possível recorrer a medicação prescrita por um médico, mas existem formas mais naturais de controlar a ansiedade e aumentar os níveis de bem-estar.

  • Fazer alongamentos antes de deitar: a atividade física é um ótimo tratamento para a ansiedade. Faça cinco minutos de alongamentos ligeiros antes de dormir e verá como passará a ter noites mais tranquilas e que permitem realmente recuperar do cansaço do dia a dia. Respeite sempre os limites do seu corpo para não causar lesões e foque-se na respiração enquanto alonga.
  • Escutar a respiração: deite-se de barriga para cima com as pernas e os braços esticados e os olhos fechados e durante cinco minutos concentre-se na sua respiração. Siga mentalmente os movimentos dos pulmões e cada vez que a mente o levar para preocupações ou problemas, foque-a de novo na sua respiração. Termine com um sorriso. Pode fazer este exercício em momentos de maior ansiedade ou pode torná-lo numa prática diária. De manhã vai permitir-lhe começar o dia de forma calma e positiva e à noite vai proporcionar-lhe um sono mais tranquilo.
  • Receber uma massagem: uma massagem por semana é um dos melhores antídotos contra a ansiedade. Se não tiver possibilidades de usufruir de uma massagem profissional, peça ao seu companheiro ou companheira para aprender algumas técnicas e pô-las em prática e faça o mesmo por ele/a. A massagem já por sim relaxante acaba por ter um efeito ainda maior por ser um momento de tranquilidade partilhado a dois. Pode também optar por aprender algumas técnicas de automassagem.

Pequenas mudanças na vida diária também ajudam

Além do recurso a técnicas de relaxamento, é certo que pequenas mudanças em alguns aspetos da sua vida diária permitem diminuir em muito os níveis de ansiedade. Comece por criar rotinas e tente manter-se fiel a elas: tenha horas certas para acordar e deitar e para as refeições. Durma entre sete a oito horas por dia. Pratique um alimentação saudável, de acordo com as porções sugeridas pela roda dos alimentos e beba muita água. Passe tempo de qualidade em família, com amigos ou a fazer algo que lhe dá prazer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *