Como praticar EFT – guia para fazer Tapping

Como praticar EFT - guia para fazer tapping

Este guia explica passo a passo de uma forma rápida e simples como fazer Tapping, uma prática para aumentar o seu bem-estar.

Muito resumidamente, o procedimento básico do tapping, também conhecido como técnica de libertação emocional (EFT) é extremamente simples. Apenas deve fazer duas coisas: encontrar frases que descrevem o problema e dar toques em determinados pontos do corpo. Pode ser praticado em qualquer lado, e em muitos casos produz resultados imediatos, tendo como beneficio o bem estar e uma vida melhor.

A prática da EFT ou Tapping

A terapia EFT (ou Método Tapping) serve para tratar problemas de saúde tão diversos como: stresse, dor de cabeça, ansiedade, depressão, obesidade, desemprego, medos, angustias, luto, traumas, dinheiro etc…a lista é enorme. Segundo o seu criador Gary Craig, a EFT pode ser usada com tudo.

A técnica de libertação emocional baseia-se no pressuposto de que ” A causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no sistema de energia do corpo”. Sendo assim, propõe libertar a energia bloqueada através do tapping ou pequenos batimentos. O objetivo do tapping é simplesmente eliminar o desequilibrio que está a causar o problema

Batimentos, toques ou tapping

O primeiro que deve saber é que vai bater com as pontas dos dedos, ou seja, fazer tapping nos pontos de energia do seu corpo. Estes pontos estão relacionados com os meridianos (canais de energia) utilizados na acupuntura, e estão localizados na cara, peito e mão.

Os toque são feitos com a ponta do dedo indicador e o dedo médio de qualquer mão, mas também pode usar a palma da mão ou todos os dedos, permitindo abranger mais pontos de acupuntura.
São realizados 8 a 10 batimentos sobre cada ponto de energia (veja os pontos nas imagens abaixo), com um ou dois dedos ou mais. Os batimentos devem ser firmes como se de um pequeno martelo se tratasse, mas não tão fortes de modo a não magoar-se. Comece num ponto e depois passa ao seguinte.

Descrever o problema – frase lembrete

O primeiro que deve fazer é encontrar uma frase que descreve o problema, a chamada frase lembrete: “não tenho namorado/a”, “estou nervoso”, “tenho dor de barriga”, ” não tenho dinheiro”, “tenho uma dor no braço”, “no trabalho não me tratam bem “, etc. Pode focar qualquer coisa que considere um problema.

Ao mesmo tempo que bate nos pontos deve dizer em voz alta a frase lembrete. A frase lembrete é o que identifica o problema a tratar, e é nela que deve focar toda a sua atenção. Ao estar repetindo-a cada vez que bate, trás à superfície o problema. Ao contrário do pensamento positivo que está muito em voga atualmente, e que prevalece sobre o pensamento negativo, de maneira a ofuscá-lo. Aqui pelo contrário, trata de trazer à luz o problema para depois tratá-lo. O objetivo deste procedimento é reviver o problema através da frase que o descreve e depois eliminá-lo com as batidas. Daí a frase lembrete ser constantemente repetida.

Além disso é importante que escolha uma frase bastante especifica do problema. Por exemplo se tem dor de cabeça, e pensa fazer tapping com a frase “tenho dor de cabeça” mas nota que a dor é mais incidente na parte de trás da cabeça, então é melhor que diga “tenho uma dor na parte de trás da cabeça, em vez de simplesmente “dor de cabeça” (se bem que pode experimentar com uma ou com outra). Quanto mais especifique o problema melhor será o resultado. A este propósito também convém saber que certos termos médicos devem ser evitados. Por exemplo, foi-lhe diagnosticado uma tendinite no ombro e decide fazer tapping mas prefere a frase “tenho uma dor no ombro”, em vez de “tenho uma tendinite no ombro”, porque a primeira para si representa melhor o problema. Descreva sempre o problema com uma linguagem que lhe seja familiar.

Pontos de energia corretos para fazer tapping

Agora vai aprender os pontos específicos no corpo onde fazer tapping. Os pontos são apresentados na ordem exata em como deve ser realizada uma sequência de tapping completa.

O. Mão (ponto do golpe de karaté)

No lado da mão entre a base do dedo mindinho e o osso do pulso.

1. No topo da cabeça

Centro do crânio.

2. Sobrancelha

No inicio da sobrancelha e começo do nariz.

3. Canto dos olhos

No osso ao redor do canto externo do olho.

4. Debaixo dos olhos

No osso debaixo dos olhos.

5. Debaixo do nariz

Na pequena área entre a parte inferior do nariz e o lábio superior.

6. Acima do queixo

Na zona que se encontra entre o lábio inferior e o queixo.

7. Osso da Clavícula

Na zona interior da clavícula, que une o esterno e a primeira costela.

8. Debaixo dos Braços

No lado lateral do corpo, debaixo das axilas a uma distãncia de 10 cm.

9. Interior da unha do polegar.

10: Interior da unha do dedo indicador.

11: Interior da unha do dedo do meio.

12: Interior da unha do dedo mindinho.

Como praticar EFT - pequeno guia para fazer tapping

Pontos do tapping

A utilização das afirmações da técnica EFT

Agora que já sabe como e em que pontos realizar tapping, o seguinte passo é o que deve dizer enquanto realiza os toques. Para tal, deve primeiro decidir qual é o problema que deseja focar e escolha uma frase que descreva o problema numa linguagem natural.

Por exemplo, se não tem trabalho, pode dizer “eu não tenho trabalho”, “eu nunca vou encontrar trabalho”, “as coisas estão péssimas”, etc. Escolha frases que lhe sejam familiares e que identifiquem bem o seu problema. Pode usar a mesma frase ou outra diferente para cada sequência.

Para cada problema que quer tratar deve fazer uma sequencia ou ronda de tapping, que vai desde o ponto 0 até ao ponto 8, com a frase que preparou, que consistirá no seguinte:

Primeiro deve dizer a frase de preparação, ao mesmo tempo que faz tapping no ponto 0. A frase é dita em voz alta “Apesar de eu ________ eu aceito-me infinita e completamente” preenchendo o espaço vazio com o problema que quer tratar. Por exemplo: “Apesar de eu ter dor de cabeça, eu aceito-me infinita e completamente”

A partir daqui, vai usar apenas a frase do problema, a chamada “frase lembrete” (“tenho dor de cabeça”, “tenho medos das alturas”, ou qualquer outra que descreva o problema que quer tratar). Enquanto pronuncia a frase lembrete em voz alta, faça batimentos no ponto 1 com as pontas do dedo indicador e o dedo médio. Não importa as vezes que bate. O que importa é que cada vez que bate diga a frase em voz alta. Depois passe ao ponto 2, dê toques e volte a repetir a frase lembrete, e assim sucessivamente até chegar ao ponto 8. E, assim termina uma sequência ou ronda de tapping.

Os pontos do 0 ao 8 são os pontos principais para fazer tapping e são sempre utilizados. Os pontos do 9 ao 12 são opcionais. Em princípio não são usados, mas se notar que com os pontos principais não obtém bons resultados, pode inclui-los no tratamento.

Uma sequência completa de tapping

A ordem de uma sequência de toques não necessita ser exata. Pode tocar em qualquer ordem, desde que toque em todos os pontos. No entanto, é mais fácil começar de cima para baixo, para assegurar que não se esquece de nenhum ponto. Com um pouco de prática, qualquer pessoa pode executar cada exercício em menos de um minuto.

Passo 1. Frase lembrete: encontre uma frase que identifique o problema que quer tratar. É importante que escolha uma frase que descreva bem o problema numa linguagem simples e acessível. Por exemplo, ” Eu sinto-me triste”.

Passo 2. Frase de Preparação

Comece a bater no ponto 0, ao mesmo tempo que diz três vezes em voz alta ” Apesar de eu ter ”a frase que escolheu” eu aceito-me profunda e completamente”

Passo 3. Tapping

Siga os os pontos indicados nas imagens, do ponto 1 ao 8, dando toques com o dedo indicador e médio cerca de 8 vezes e dizendo ao mesmo tempo “a frase que escolheu” por exemplo: ” Eu sinto-me triste”. A ideia é manter a sua atenção focada no problema que quer tratar.

Passo 4. Repita o processo

Comece outra vez no passo 1 e repita o processo quantas vezes for necessário. Pelo menos 10 minutos seria aconselhável.

Embora seja importante dar toques nos pontos específicos, não se preocupe se não for muito preciso, já que ao exercer toques na área geral é suficiente.

As afirmações ou frases tradicionais da EFT têm esta forma:

“Apesar de eu ter (diga o nome do prolema) eu aceito-me profunda e completamente “.

Diga na linha em vazio o nome do problema que deseja resolver.

Exemplos de frases tradicionais EFT

Embora estes exemplos representam uma série de problemas, saiba que também servem como modelo para qualquer tipo de problema que deseja tratar com a EFT.

“Apesar de eu ter medo de falar em público, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu ter dor de cabeça, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu sentir raiva pelo meu pai, eu aceito-me infinita e completamente”

“Apesar de eu ter ódio na minha mente, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu sentir tensão no pescoço, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu ter pesadelos, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu desejar álcool, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu ter medo às cobras, eu aceito-me infinita e completamente”

” Apesar de eu ter depressão, eu aceito-me infinita e completamente”

O que convém saber sobre as Afirmações

Não importa se acredita ou não na afirmação, simplesmente diga-a.

Ponha sentimento e ênfase ao dizer as frases.

O ideal é dizê-las em voz alta, mas se se encontra rodeado de gente, opte por dizer em voz baixa ou em silêncio, mas assegure-se que mantem a sua atenção focada no problema.

As frases devem ser ditas ao mesmo tempo que faz batimentos ou tapping em algum dos pontos de energia do corpo.

Faça batimentos várias vezes ao dia como uma rotina diária. Certos problemas necessitam mais tempo, por isso a perseverança é a chave, o resultado, segundo o tipo de problema, pode demorar uma semana ou mais.

Veja no vídeo como fazer tapping

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *