Dicas para acordar bem

Dicas para acordar bem

Para algumas pessoas acordar bem-disposto e cheio de energia é super natural. Para outras (talvez a maioria), deixar a cama todas as manhãs é um processo difícil e o bom humor demora a chegar. Se pertence ao segundo grupo, talvez precise de mudar alguns hábitos. Descubra como tornar o despertar mais fácil e começar cada dia cheio de energia.

Cinco dicas para acordar bem disposto

1. Preparar tudo na véspera

Para dormir mais descançado e ter alguns minutos extra de manhã, é importante pensar em alguns detalhes antes de dormir. Deixe as roupa preparada e eventuais documentos ou objetos dos quais não se pode esquecer. Pode também preparar a mesa do pequeno-almoço.

2. Dormir bem

Uma regra simples: para acordar bem, há que dormir bem. Já se sabe que o ideal é deitar-se sempre à mesma hora e dormir o número de horas de que o corpo necessita (depende de pessoa para pessoa). Para quem tem dificuldades em adormecer, pode sempre tentar beber uma infusão de camomila, uma copo de leite quente ou técnicas de relaxamento, que tendem a ser verdadeiramente eficazes. Por outro lado, há que evitar jantar tarde ou em grandes quantidades e praticar atividades que estimulem a concentração (palavras-cruzadas) ou luzes fortes (computador e televisão). A leitura é um hábito que pode ajudar a adormecer suavemente, mas para algumas pessoas, pode funcionar como estimulante, atrasando o sono. Para um sono ainda mais suave, a temperatura do quarto deve estar a 19º/20º, pelo que o ideal é dormir com a janela entreaberta.

3. Acordar aos poucos

Despertar com uma música suave é melhor do que o tradicional som do despertador ou mesmo com a rádio a transmitir notícias desagradáveis. Espreguice-se e faça alongamentos, ainda debaixo dos lençóis, para que o corpo saia do torpor da noite de sono. Isto ajuda a desperatar de imediato e evita que se sinta tentado a ficar mais uns minutos na “ronha”. Ao levantar beba de imediato um grande copo de água, para limpar o organismo e eliminar as toxinas acumuladas durante o sono. Abra a janela e respire profundamente.

4. Pequenos exercícios em jejum

Após o indispensável copo de água, pode praticar alguns exercícios para ajudar o corpo a ganhar energia. De pé, rode o tronco para a esquerda e para a direita, mantendo os abdominais firmes para não magoar as costas. Rode também os braços, para a frente e para trás. Ande um pouco em bicos dos pés. Sentado, rode os tornozelos nos dois sentidos. Estes exercícios devem ser realizados imediatamente após sair da cama, antes de tomar o pequeno-almoço ou um duche.

5. Manhã com hábitos saudáveis

A partir daqui, a parte mais difícil do seu dia já passou. Com as dicas que lhe deixamos é quase impossível não acordar bem. Para continuar o dia de forma agradável, um pequeno-almoço saudável e um duche energizante, são indispensáveis. Diga bom dia aos vizinhos e sorria. Faça destes pequenos rituais um hábito e vai ver a sua vida a mudar. Porque acordar bem é o passo mais importante para que todo o dia corra bem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *