Feng Shui No Trabalho

Feng shui no trabalho

Atualmente, muitos de nós passamos mais tempo no trabalho do que em casa, por isso conhecer o papel do Feng Shui no trabalho é fundamental para aproveitar as energias positivas do ambiente e, assim, não só melhorar a nossa qualidade de vida, mas também aumentar as probabilidades de alcançar o éxito profissional.

Por isso e nos tempos que correm onde o stress e o mal estar se interpõe em cada instante das nossas vidas, é fundamental recorrer a técnicas e formas de restabelecer a harmonia dentro de nós e do nosso espaço laboral. Isto pode ser possível com algumas práticas do Feng Shui que convém conhecer.

Porquê a prática do Feng shui no local de trabalho?

O Feng Shui pretende transformar o espaço de trabalho num lugar acolhedor, onde, ao contrário do que se pensa, vai ser mais agradável trabalhar e relacionar-se com os colegas. Aplicar as regras desta disciplina no escritório pode melhorar a sua atitude perante o trabalho, aumentar a sua concentração e sua criatividade. Pode ainda beneficiar das estratégias do Feng Shui para facilitar a comunicação e cooperação e atrair clientes ou reconhecimento público.

Um dos principais objetivos de aplicar o Feng Shui no trabalho é o facto de que este pode trazer-nos éxito e prosperidade, mas também harmonia ao local de trabalho, fazendo com que trabalhemos com entusiasmo e criatividade. Sendo assim, a organização é a palavra de ordem. Organizar a confusão do espaço laboral é a primeira medida de carácter terapêutico.

Se todos os dias trabalharmos numa secretária onde impera o caos, a sujidade, montes de objetos e muitas tarefas pendentes sobre a mesa e, se ainda a cadeira onde nos sentamos é instável, ou se estamos instalados num canto escuro onde não circula a energia do Chi, ninguém pode esperar que a prosperidade se faça chegar nestas condições.

O Feng Shui e o trabalho

O Feng Shui carateriza-se por ser uma corrente milenar oriunda do oriente e que tem o principio de organizar os espaços de forma a ir ao encontro das forças positivas do «Chi». O Chi ou Qui é uma energia que se acredita estar presente em todo o universo e que pode ser atraída às nossas vidas. Mas para que tal aconteça, o primeiro a fazer é organizar o espaço de trabalho, nomeadamente a disposição dos móveis, dos objectos, o uso adequado das cores, tudo de acordo com as ideias do Feng Shui.

Em ambientes, normalmente stressantes, como o profissional, o Feng Shui pode ser uma grande ajuda para manter o local de trabalho bonito e funcional. Esta corrente defende que um ambiente de trabalho organizado ajuda a melhorar o sucesso empresarial, a criar bem estar e a melhorar as relações com os clientes.

Arrumação antes de nada

O lugar onde desenvolvemos diariamente a nossa vida profissional necessita por vezes de uma arrumação adequada para deixar fluir a energia a nosso favor. Isto contribuirá enormemente para o nosso bem-estar, na medida em que vai fazer aumentar a nossa produtividade, o éxito e a prosperidade segundo os principios do Feng Shui.

Trabalhar numa secretária desarrumada ou com gavetas atiborradas não é, nem prático, nem agradável. Deve arrumar aquilo que precisa e deitar fora tudo o que já não lhe faz falta, porque estes objetos guardam energias negativas. A sua secretária deve estar organizada, bem como os documentos que usa para trabalhar. A desarrumação é sinónimo de descuido. Um ambiente de trabalho desarrumado leva à confusão mental e retraso nas tarefas.

Contrarie esta atitude pondo ordem na sua secretária, deixando um espaço entre os objetos, mantendo as gavetas e pastas de documentos fechados e não ocupe a sua mesa com objetos desnecessários, de modo a deixar a energia do «chi» fluir. Quando o espaço de trabalho está limpo e organizado, vai permitir trabalhar com atenção e descontração, ao mesmo tempo que nos faz sentir cheios de recursos, fazendo com que tudo venha naturalmente, tornando-nos mais produtivos.

Ambiente limpo e claro para um bom Feng Shui

Tal como a arrumação e a ordem no local de trabalho melhora as relações exteriores e aumenta a produtividade, é também importante que os movéis e prateleiras tenham um lugar fixo, assim será mais fácil manter a ordem e organização. Certifique-se de que o seu escritório tenha muito espaço de armazenamento. Os armários e prateleiras fechados são geralmente mais vantajosos do que abertos, porque deixam transparecer um ambiente cuidado e limpo.

Móveis rachados, cadeiras que rangem, plantas secas, post-its antigos, restos de papeis do ano passado, não contribuem para criar um bom Feng Shui.

Para minimizar o impacto negativo de aparelhos eléctricos no lugar de trabalho, mantenha alguma distância entre a sua secretária e os dispositivos eletrônicos, como impressoras, fax e ligue-os apenas quando realmente sejam necessários. Estes dispositivos criam campos electromagnéticos, que podem bloquear o fluir do Qi.

Idealmente, o escritório deve estar iluminado pela luz natural do sol. Se não for possível, deve-se optar pela iluminação artificial adequada ao espaço de trabalho.

Para que o Qi (Chi) possa circular por todo o escritório, este deve ser ventilado regularmente. Rajadas de vento trazem ar fresco, no entanto, a entrada constante de vento, não só arrefece o espaço, mas podem levar à perda do Qi. Mantenha as portas e os locais de passagem livres de obstáculos. Assim, o Qi (Chi) flui livremente através de todos os quartos.

Como deve ser a secretária 

A secretária deve caber no espaço disponível. Por isso deve ter um tamanho adequado. Uma secretária pequena carece de hierarquia e não permite trabalhar confortavelmente. Se é muito grande impede ter as coisas ao alcance da mão e sob controle, fazendo com que se perda autoridade e organização.

Em relação aos materiais utilizados, a madeira é uma das melhores opções, pois transmite força, estabilidade e confiança. As mesas de metal são desaconselháveis pois são condutores de energia, e deixa-nos expostos à ação negativa da radiação ambiental. Mesas de vidro transmitem transparência, agilidade mental e flexibilidade, mas devem ser combinadas com madeira.

A forma da secretária é outro aspecto a ter em conta. As secretárias com forma rectangular promovem a concentração, ideal para escritórios compartilhados. Uma mesa circular é ideal em salas onde se faz reuniões em equipe para gerar novas ideias. A forma curva em U é muito propícia para a concentração, já que a energia flui para quem está sentado na parte interior da curva. As pessoas sentadas do lado de fora da curva são atraídos para este ponto de energia, que lhes ajuda a manter a atenção.

As secretárias ou mesas com esquinas arredondadas são a melhor opção, porque deixam fluir a energia positiva do Chi favorecendo a criatividade, também são muito adequadas as mesas com forma de rim porque segue as curvas naturais do corpo humano.

Os cantos e esquinas de uma mesa ou secretária virados para si são, segundo o Feng Shui um aspecto desfavorável. Posicione a sua mesa, de forma que nenhum dos cantos apontem para si ou evite os cantos mudando a posição do seu corpo.

Proteção nas costas

Uma exigência fundamental do Feng Shui é ter as costas protegidas. Por isso deve ficar sentado de costas viradas para uma parede e nunca para uma porta.

Uma parede atrás das nossas costas dá-nos proteção. Ter todo o espaço do local de trabalho baixo visão impede surpresas repentinas. Poder ver as janelas e as portas, dá uma sensação de segurança, pois assim podemos controlar quem entra ou sai do local de trabalho. Esta situação protege-nos contra traições, imprevistos e até mesmo de intrigas. Ter garantida uma ampla visão possível do lugar de trabalho é fundamental para desenvolver plenamente a criatividade e o engenho.

O Chi que nos dá proteção pode ser reforçado com uma foto com montanhas, colocada na parede que fica atrás das nossas costas.

Quem não pode escolher o lugar onde deve estar situada a sua secretária e, não tem outro remédio que sentar-se de costas para a porta, a colocação de pequenos espelhos sobre a mesa pode ajudar. Assim pelo menos tem de frente a visão da porta ainda que seja através da imagem refletida no espelho. Se tem de estar sentado de costas para uma janela e não pode mudar de lugar, esta deve ter cortinas e as costas da cadeira devem ser altas e firmes.

Colocação de plantas no escritório segundo o Feng Shui

Colocar plantas no local de trabalho, segundo a corrente do Feng Shui ajuda-nos a manter o contacto constante com a Natureza. As plantas verdes, são particularmente úteis para potenciar o nosso poder criativo, pois estimulam a criatividade e o nascimento de novas ideias.

Na prática do Feng Shui, ter plantas nos cantos da sala influi positivamente sobre o fluxo do chi, contribuindo para criar mais espaços de energia. Além disso as plantas verdes ajudam a filtrar o ar reduzindo a contaminação e renovando o ar estagnado.

As cores certas

No Feng Shui as cores desempenham um papel fundamental. Umas proporcionam harmonia e bem-estar, mas algumas, se usadas incorretamente podem causar inquietação e nervosismo. Por isso a escolha das cores para o local de trabalho seguindo os preceitos exatos do Feng Shui pode requerer da ajuda de um especialista.

Mas em geral, deve-se escolher cores suaves que não sejam imponentes e dominantes. As cores demasiado fortes podem ter um efeito negativo em determinadas circunstâncias sobre a capacidade de concentração. O mesmo se aplica à tinta e ao papel de parede com padrões chamativos e irritantes.

As cores quando bem escolhidas contribuem para o bem-estar tornando o seu trabalho mais produtivo. De acordo com o seu trabalho, pode escolher para o seu escritório as cores correctas segundo os fins que pretende: estimular a sua criatividade, aumentar a sua relação com os outros, melhorar a comunicação, ou analisar estratégias de negócios, são alguns exemplos.

Em linhas gerais este é o significado de algumas das cores no Feng Shui:

  • Comunicação: cores tons terracota;
  • Gerar novas ideias: tons verdes pálidos;
  • Transmitir emoções de tranquilidade e calma: tons azuis;
  • Alegrar o trabalho repetitivo: tons laranja e amarelo;
  • Incentivar a concentração e atividade mental: branco;
  • Transmitir confiança e estabilidade: cores naturais e bege;
  • Outorgar um ar de sofisticação ao lugar de trabalho: tons cinzentos.

Objectos de decoração no local de trabalho

Alguns objetos podem ser usados para decorar o seu local de trabalho, mas não demasiados, porque encher a secretária com muitos objectos é contra as regras do Feng Shui. Entre eles, alguns que pode escolher:

  • Buda sorridente: a sua presença leva ao desejo de desfrutar da existência como uma viagem sábia e tranquila.
  • Tsai Shen Yeh: é um dos deuses chineses de riqueza, traz riqueza e proteção.
  • Pedra amatista: ajuda a transformar a energia negativa em positiva.
  • Rã de três pernas: o Chan Chu significa sapo ou rã do dinheiro. Tradicionalmente é um sapo com uma moeda na boca, sentado numa cama de moedas ou barras de ouro. Está associado à boa sorte, saúde e prosperidade.
  • Troféus, medalhas, diplomas: este tipo de objetos pessoais colocados na mesa ou em alguma prateleira com moderação, ajuda a estimular a auto-percepção positiva sobre as nossas capacidades, realizações e metas.

Como vê a aplicação de algumas práticas do Feng Shui no trabalho vai contribuir em grande medida para o seu bem-estar e tornar a sua profissão mais aliciante, já para não dizer que até pode levar a sua empresa ao sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *