Relaxar Com a Aromaterapia

Relaxar Com a Aromaterapia

A Aromaterapia é uma ciência milenar que utiliza o poder das plantas para curar. Considerada uma medicina/terapia alternativa, esta ganha cada vez mais terreno como complemento a tratamentos da medicina convencional. Fique a conhecer melhor a Aromaterapia e os seus benefícios para o corpo e para a mente.

O que é a Aromaterapia?

A Aromaterapia é uma ciência alternativa que utiliza os óleos essenciais das plantas para restaurar o bem-estar do indivíduo. É uma terapia holística pois procura alcançar não só o bem-estar físico, mas também psicológico e emocional. A produção de óleos a partir de plantas não é algo recente. Ao antigo Oriente, tanto na Índia como na China, há cerca de 5000 anos que se utilizavam plantas aromáticas para produzir óleos essenciais e loções. As tradições aromáticas mais interessantes pertencem no entanto ao antigo Egito, onde médicos vários países se dirigiam para aprender a cura pelos aromas com os mestres egípcios de então.

Acredita-se que a aromaterapia tenha chegado ao mundo ocidental no século XIV, mas foi nos séculos XVI e XVII que se difundiu. Embora alguns esforços tenham sido feitos para limitar o uso dos óleos das plantas, no início do século XX, o químico francês René Maurice Gattefossé, descobriu que os óleos essenciais de algumas plantas eram melhores antisséticos que os seus correspondentes sintéticos, sendo mesmo ele quem criou o termo “aromaterapia”. Nas últimas décadas a aromaterapia tem sido associada a tratamentos de beleza, mas esta terapia é muito mais do que isso. Não só permite a cura de alguns problemas, como é ótima para ajudar relaxar e recuperar o bem-estar a e tranquilidade.

Como utilizar os óleos essenciais?

Existem várias formas de beneficiar dos óleos essenciais das plantas, seja com aplicação direta sobre a pele (através de banhos de imersão ou de massagens) ou com a inalação dos vapores dos referidos óleos. Quando os óleos são aplicados diretamente sobre a pele serão absorvidos através da derme e atuam num local específico, sendo por isso esta forma de aplicação mais benéfica para o tratamento de problemas físicos específicos. No entanto o banho de imersão acaba por ter também uma função relaxante, tanto a nível físico como psicológico.

Quando são inalados, as propriedades dos óleos chegam diretamente ao sistema nervoso central, que processa as informações e envia sinais para todas as partes do corpo. Por exemplo, no tratamento de uma infeção, a inalação de óleo de limão e tea tree, envia informação ao cérebro de que deve ativar as células de defesa (glóbulos brancos principalmente) e encaminhá-las para o local da infeção para a combater e recuperar a saúde do corpo. Para a inalação dos óleos recorre-se a um queimador com vela, para que as propriedades sejam libertadas suavemente.

Benefícios da Aromaterapia

A aromaterapia visa o bem-estar completo do indivíduo. Os tratamentos são individualizados e adequados às necessidades de cada pessoa e beneficiam não só o aspeto físico, mas também o psicológico e emocional, pois estes estão estritamente ligados. A aromaterapia pretende curar a pessoa e não a doença. Para a maioria das pessoas o tratamento proporciona sensações agradáveis e relaxantes, que devolvem o bem-estar perdido. Assim, este tipo de terapia tem-se mostrado particularmente eficaz na resolução de problemas de stresse, mas também de dores musculares, reumatismo, distúrbios digestivos, assim como de ansiedade, insónias e depressão.

A Aromaterapia é indicada para todas as idades, até mesmo para bebés, mas também para grávidas ou pacientes com doenças graves, uma vez que o tratamento com os óleos essenciais não interfere, de modo geral, como os tratamentos da medicina convencional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *