Relaxar Para Dormir Bem

Relaxar Para Dormir Bem

Encontrar a forma de relaxar para dormir bem é o desejo de muitas pessoas que sofrem de insónias ou de outros distúrbios do sono e veem a sua qualidade de vida reduzida pelas noites mal dormidas e os dias passados com uma sensação de cansaço. É certo que se dormir mal, os seus dias serão menos produtivos, terá mais dificuldade em concentrar-se e até menos paciência para quem o rodeia, sejam os colegas de trabalho ou a família.

Para resolver o problema, antes de recorrer ao seu médico para pedir medicamentos que o ajudem a dormir e a descansar convenientemente, experimente por em prática algumas das técnicas que lhe sugerimos de seguida. Verá que relaxar antes de ir para a cama, lhe proporcionará horas de sono de maior qualidade e dias mais produtivos.

Formas de relaxar para dormir bem

Banho relaxante:

Um banho relaxante em que dedica algum tempo só a si é uma excelente forma de relaxar corpo e mente antes de dormir. Meta a crianças na cama, termine o que tem a fazer e entregue-se aos prazeres do tempo de qualidade passado na sua própria companhia.

Ambiente calmo e relaxante:

Ter um quarto livre de distrações e de aparelhos eletrónicos que prejudiquem o sono é um dos primeiros passos. Crie um ambiente tranquilo, sem televisão nem computador e se possível, sem telemóvel. Evite ver televisão antes de dormir, pois esta envia demasiado estímulo ao cérebro. Em vez disso, medite ou coloque em prática qualquer outra técnica de relaxamento.

Um chá quente:

Um chá quente antes de dormir acalma e ajuda a preparar um sono tranquilo. Aposte principalmente nas tisanas com propriedades calmantes como a camomila.

Auto-massagem:

Há poucas sensações melhores que aquelas proporcionadas por uma massagem. Na impossibilidade de ter um profissional que o massaje todas as noites, experimente aplicar uma pequena massagem a si próprio. Recorra a óleos de massagem ou simplesmente à sua loção corporal habitual e dê especial a tenção aos pés e aos ombros e pescoço. Experimente também massajar suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos, e sinta todo o seu corpo a relaxar.

Respiração e meditação:

Deitado na cama ou sentado de pernas cruzadas no sítio calmo, respire de forma a encher bem os pulmões e o tórax e expire lentamente. Concentre-se na sua respiração e esqueça os problemas diários. Cada vez que os pensamentos fugirem traga-os de volta à sua respiração. A prática diária da meditação esta associada a enormes melhorias na qualidade do sono.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *