Vantagens de Uma Boa Respiração

Vantagens de Uma Boa Respiração

Inspirar e expirar são ações de tal forma automáticas que mal damos por elas. Mas ainda que o negligenciemos, o ato de respirar tem uma importância fundamental no nossa saúde e bem-estar. Por essa razão, são muitos os médicos que aconselham a prática de exercícios respiratórios como tratamento de ansiedade, stresse e até hipertensão. Fique a conhecer o que uma boa respiração pode fazer pela sua saúde.

Aprender a respirar corretamente

A maioria dos adultos não respira corretamente, pois utiliza muito pouca da capacidade dos pulmões. Em bebés enchemos os pulmões em quase toda a sua extensão, mas ao crescermos deixamos de o fazer. Para voltar a respirar corretamente vai precisar de alguma paciência, pois é possível que esteja de tal forma habituado a fazê-lo de forma incorreta, que demore algum tempo até conseguir acertar na técnica correta. Na primeiras tentativas, pode deitar-se de barriga para cima, de forma a ter mais consciência do percurso do ar. Relaxe e inspire lentamente, enchendo o abdómen, passando pela região das costelas e por fim o tórax. Para expirar, faça o processo inverso, esvaziando primeiro o tórax e por fim o abdómen. Siga os movimentos do corpo, tome consciência deles e sinta-se relaxar. Após alguma prática, respirar bem torna-se um processo natural do qual não se vai dar conta.

Vantagens de respirar corretamente

Uma vez que esta nova forma de respirar se torne uma constante no seu dia a dia, vão surgir algumas mudanças na sua vida. A nível físico, todo o organismo funcionará melhor e a nível psicológico e emocional as vantagens são ainda mais surpreendentes:

Coração saudável: os músculos cardíacos necessitam de fazer menos esforço e estão mais relaxados. Também a densidade do sangue diminui e baixa a pressão sanguínea, proporcionando maiores níveis de bem-estar ao indivíduo.

Cérebro em plenas funções: a entrada correta do oxigénio no organismo preserva as funções cognitivas. A respiração correta e de forma ritmada envia sinais ao sistema nervoso central que são transformados em reações de relaxamento e tranquilidade.

Redução do stresse e da ansiedade: alguns exercícios respiratórios diários podem fazer milagres na redução de quadros de stresse e ansiedade. Reserve cinco minutos do seu dia, de manhã ou ao deitar, para relaxar e se concentrar na sua respiração, enchendo bem os pulmões e expirando até os esvaziar. Foque todos os seus pensamentos na inspiração e expiração, ouça o som do ar a circular e relaxe.

Corpo saudável e pele radiante: aprender a respirar corretamente permite uma melhor oxigenação dos tecidos e isso vê-se na pele, que se torna mais luminosa. Com exercícios respiratórios diários aumenta a quantidade de antioxidantes no organismo, responsáveis pelo atraso no envelhecimento das células.

Menos insónias e perturbações do sono: a prática de exercícios respiratórios antes de dormir, melhora em muito a qualidade do sono. As noites tornam-se mais tranquilas e os tecidos e as células têm oportunidade de se regenerar. Como o descanso noturno é adequado, os dias começam com mais energia e de forma mais positiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *