Viajar Faz Bem a Saúde do Corpo e da Mente

Viajar Faz Bem a Saúde do Corpo e da Mente

Sem dúvida que tirar umas férias e partir à descoberta de locais até aí desconhecidos, pode fazer maravilhas pelo bem-estar físico de cada um. Mas as vantagens de viajar são ainda mais notáveis para a mente e para o espírito. Viajar permite ao corpo descansar e recarrega energias, e deixa que a mente descanse do stresse diário, embora entre num mundo novo e de descoberta, absorvendo tanta informação quanto possível e enriquecendo o viajante como pessoa.

Fique a conhecer os motivos pelos quais viajar faz bem a saúde do corpo e da mente:

Ajuda a recarregar baterias e a aliviar o stresse

Alguns estudos revelaram que trabalhadores que que tiram mais férias são mais produtivos e saudáveis do que aqueles que não tiram férias. Além disso, trabalhar sem ter férias aumenta o risco de sofrer problemas de coração, pois o stresse acumulado pode ter consequências físicas. Ir férias e viajar, ajuda a aliviar as tensões do dia a dia, das listas de afazeres, das horas passadas em frente ao computador, ajuda a limpar a mente e a diminuir os níveis de stresse. E não tem necessariamente de ser uma viagem num resort de luxo em frente à praia. Mesmo que faça uma viagem de mochila às costas para explorar uma grande cidade, a mente desliga e descansa, mesmo que o corpo esteja sempre em movimento.

Faz reconectar ao que realmente interessa

Com o ritmo agitado do dia a dia, tendemos a desconectar do que realmente interessa: a família, o companheiro, a natureza, as paixões. Quando se viaja, sai-se da zona de conforto, distanciamo-nos fisicamente de quem mais gostamos e, exatamente por isso, acabamos por lhes dar valor. Escalar montanhas, nadar em oceanos diferentes, andar de pés descalços na praia, permite apreciar a natureza a voltar a valorizá-la. Viajar com quem mais gostamos permite reforçar laços e fortalecer relações.

Encoraja a espontaneidade e a autodescoberta

É normal que, com as rotinas diárias, se perca um pouco a espontaneidade de outros tempos. Estar num novo local, com mais tempo livre, oferece a oportunidade de descobrir coisas novas sobre o mundo e sobre si mesmo. O corpo enche-se de adrenalina e de energia e há um “boom” de confiança que vem com o sentimento de se ter feito algo diferente e novo.

Dá a conhecer novas culturas e perspetivas

Ver o mundo através dos olhos de alguém de outro país e cultura abre horizontes e ajuda a colocar tudo em perspetiva. Os nossos próprios problemas relativizam-se e tendemos a ver novas formas de os ultrapassar. Percebemos que apesar de todas as diferenças entre países e continentes, os seres humanos são todos parecidos entre si no que toca às necessidades básicas.

Viajar é uma forma de aprender sem estudar

Em vez de passar horas a estudar estilos arquitetónicos, geografia e diferentes culturas, parta à descoberta. Viajar é a melhor forma de aprender, sem mesmo ter de estudar. Além disso, conhecem-se novas formas de cozinhar e alimentos exóticos, a que de outra forma nunca teria acesso. Todas estas novas informações contribuem para a formação individual como cidadão do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *