Como Relaxar os Músculos do Pescoço

Como Relaxar os Músculos do Pescoço

O pescoço é sem dúvida uma das zonas mais afetada pelo stresse e cansaço do dia a dia. Mas há pequenos gestos que pode por em prática para aliviar o desconforto e relaxar os músculos dessa zona, de modo a aumentar o seu próprio bem-estar.

Sugestões para relaxar os músculos do pescoço

Saco de água quente: Quando sentir os músculos do pescoço tensos, a primeira coisa a fazer é colocar um saco de água quente. O calor promove a dilatação dos vasos e melhora a circulação sanguínea nessa zona, aliviando o mal-estar. Caso não tenha um saco de água quente à mão, tome um duche quente e deixe a água correr durante alguns minutos sobre a zona dos ombros e pescoço.

Alongamentos: outra forma de relaxar os músculos do pescoço é fazer alongamentos. Tente aproximar ao máximo o queixo do peito durante 15 segundos. De seguida coloque a cabeça para trás, também o máximo que conseguir e mantenha-se nessa posição durante 15 segundos. Por fim, dê atenção aos músculos laterais, tentando pousar a cabeça sobre o ombro direito e depois sobre o ombro esquerdo, permanecendo na posição por 15 segundos. Refaça a sequência de alongamentos. A ideia é relaxar, por isso opte por movimentos ligeiros e não ultrapasse os seus limites. Esforçar demasiado pode ter consequências negativas e aumentar o desconforto. Estes exercícios, quando praticados com moderação, ajudam a alongar todos os músculos da zona do pescoço, diminuindo a tensão muscular e o incómodo sentido.

Auto-massagem: como complemento dos alongamentos, pode aplicar pequenas massagens a si próprio. Com quatro dedos (o polegar fica de fora) aplique pequenos movimentos circulares nas laterias e parte de trás do pescoço. Mais uma vez mantenha a moderação e não exerça demasiada pressão com as mãos, pois pode ser prejudicial.

Alterações no dia a dia: se sente com frequência desconforto nos músculos do pescoço, experimente mudar de almofada. Opte por uma que se adapte ao formato do pescoço para que a cabeça não fique colocada muito acima ou muito abaixo da linha da coluna. Pode até experimentar dormir sem almofada, se se sentir mais confortável. Além disso, não carregue muito peso no dia a dia. As senhoras, principalmente, têm tendência a ter malas de ombro pesadas, o que pode afetar também o pescoço. Leve consigo apenas o necessário. Por fim lembre-se que, quando tiver de se baixar para apanhar algum objeto do chão, opte por agachar-se: flita as pernas e mantenha a coluna direita em vez de se dobrar.

Estes pequenos gestos farão toda a diferença no bem-estar do seu pescoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *