Exercícios para relaxar no trabalho

Exercícios para relaxar no trabalho

Equipa desmotivada, prazos de entrega, clientes complicados, falta de tempo, almoços à pressa: é este o cenário de trabalho de inúmeras pessoas e que, resulta inevitavelmente, em quadros de stresse e ansiedade. Para impedir que este mal se apodere da sua vida, fique a conhecer algumas poderosas técnicas de combate ao stresse, que pode (e deve) pôr em prática no trabalho.

Aprender a identificar o stresse

É comum que a pessoa afetada pelo stresse não se dê conta do seu estado, por estar demasiado centrada no trabalho e preocupada a resolver problemas. No entanto, se se sente constantemente zangado, ansioso, deprimido ou mal-humorado, está muito provavelmente a ser demasiado afetado pelo stresse. A primeira coisa a fazer é reconhecer o seu estado e agir de imediato. Foque-se nos objetivos e não no problema e aja no sentido de alcançar os objetivos.

Faça algo que lhe dê prazer

Imediatamente após reconhecer o estado de stresse, há que agir de imediato. Faça algo que lhe dê prazer, como beber um chá ou conversar cinco minutos com um colega sobre algo que não seja trabalho. Se possível saia um pouco de escritório e faça uma pequena caminhada, enquanto pensa em coisas agradáveis, como uma ida à praia, um piquenique no campo ou uma manhã de domingo passada na cama. O importante é desligar-se um pouco do trabalho e dar cinco ou 10 minutos a si próprio para relaxar.

Beber água

A desidratação do corpo causa mais stresse e por isso é importante beber água com frequência. Isto não fará com que o stresse desapareça, mas ajuda a que não aumente devido à desidratação. Mantenha uma garrafa de água por perto para não se esquecer de ingerir no mínimo 1,5L por dia.

Massajar as mãos

Sente-se confortavelmente e deixe o teclado do computador por cinco ou 10 minutos. Com a ajuda de um creme hidratante, pode aplicar uma massagem nas suas próprias mãos, que o fará relaxar assim como ativar a circulação e o sistema linfático. Idealmente a massagem dura 10 minutos para cada mão, mas pode ser encurtada caso não tenha tanto tempo. Vire a palma da mão esquerda para cima e desenhe pequenos círculos com o polegar da mão direita, exercendo alguma pressão. Faça o mesmo nas costas da mão. Massaje cada dedo da mão esquerda com o indicador e polegar da mão direita. Repita todo o processo na outra mão.

Respiração e meditação

A meditação não é algo complicado e pode ser facilmente realizada no local de trabalho. Sentado confortavelmente, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Inspire e expire lentamente, contando até 10. É muito provável que nas primeiras vezes não consiga chegar ao número 10 sem que os pensamentos se dispersem. Quando isto acontecer recomece a contagem. Mantenha a respiração tranquila e os pensamentos focados na contagem. Opte por uma respiração abdominal, enchendo bem os pulões de ar,  não apenas na zona do tórax, mas também do ventre. Mais tarde, quando dominar a técnica, pode abandonar a contagem e focar-se apenas na respiração. Está provado através de inúmeros estudos, que a respiração e o estado emocional estão estritamente ligados. Após cinco ou 10 minutos de meditação, sentir-se-á muito mais relaxado  e energizado.

Começar bem o dia

As técnicas que lhe apresentámos até agora são poderosos aliados contra o stresse a colocar em prática no local de trabalho. No entanto, não há nada como começar a manhã da melhor forma, para evitar que o stresse surja durante o dia. Ainda na cama, espreguice-se bem, abra a janela e respire um pouco de ar frasco e beba um grande copo de água. Tome o pequeno almoço com tempo e sem pensar no trabalho. A partir de agora estará pronto para o dia de trabalho com o máximo de energia e o mínimo de stresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *