Pratique a Respiração para Reduzir o Stresse

Pratique a Respiração para Reduzir o Stresse

Embora o stresse faça parte do no quotidiano, e não possamos exclui-lo por completo da nossa vida, existem maneiras de poder reduzi-lo e ter uma existência mais tranquila. Uma das maneiras de reduzir o stresse é através da prática da respiração. Surpreendido? Sim, aprendendo a respirar e fazendo disso um hábito, poderá reduzir o stresse sem ter de recorrer a medicamentos. A respiração é uma forma natural para relaxar.

A importância da respiração

Os benefícios da respiração a nível físico, traduz-se em grandes mudanças psicológicas e emocionais. O cérebro recebe mais oxigénio e envia mensagens ao sistema nervoso central que se transformam em sensações de relaxamento. O praticante sente-se mais calmo, tranquilo e vê a vida de forma mais positiva. E tudo isto é possível com pequenos exercícios de respiração.

Respirar corretamente

A maioria dos adultos usa apenas 30% da capacidade dos pulmões no processo de inspiração/expiração. Contudo, se tomar consciência da sua forma de respirar e tentar alterá-la, pode começar a usar a quase totalidade dos pulmões e, com alguma prática, fazer disso um hábito. A respiração correta é aquela em que, ao inspirar pelo nariz, o ar enche a zona do abdómen, depois a das costelas e por fim o peito e depois faz o percurso inverso na expiração. Embora possa parecer estranho, é suposto o abdómen esticar e encolher, nós é que, com a nossa forma incorreta de respirar, estamos habituados a movimentar apenas o tórax. Inicialmente dominar a respiração correta pode parecer tarefa difícil, mas com alguma prática e persistência, acaba por se tornar uma tarefa simples e natural.

Exercício para reduzir o stresse antes de dormir

Depois de dominar a técnica da respiração correta, pode atrever-se a experimentar outros exercícios. Propomos-lhe um exercício muito simples e que é ideal para reduzir o stresse de um longo dia de trabalho.

  1. Num lugar calmo e livre de ruído, sente-se com as costas direitas, pernas cruzadas e os olhos fechados. Pouse as mãos sobre as pernas ou numa posição confortável para si.
  2. Inspire e expire profunda e lentamente, enchendo os pulmões o máximo que conseguir.
  3. Com movimentos lentos, tape a narina direita com a mão direita e inspire e expire pela esquerda. Repita durante uns minutos e depois troque de narina.
  4. Para finalizar, tapando as narinas alternadamente, inspire pela narina direita e expire pela esquerda e vice-versa. Repita o processo durante alguns minutos.

Este exercício proporciona uma sensação profunda de relaxamento, sendo por isso ideal para se fazer antes de dormir. Pode também fazê-lo de manhã antes de enfrentar o dia de trabalho. Os praticantes de exercícios de respiração sentem os níveis de stresse descer significativamente e relatam também melhorias no humor e na ansiedade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *