Chás para relaxar e aliviar a ansiedade

Chás para relaxar e aliviar a ansiedade

Os chás para relaxar e aliviar a ansiedade são especialmente indicados para aqueles dias em que o stresse toma conta do estado de espírito. Nestas situações, não há nada melhor que tomar uma bom chá clamante. As tisanas que aqui apresentamos têm efeitos relaxantes, em alguns casos mais eficazes que os medicamentos normalmente vendidos na farmácia. Além de ajudarem a controlar a ansiedade, são ótimas para quem também sofre de insónias, pois proporcionam um sono mais relaxante e restabelecedor. E o melhor de tudo é que são naturais.

Chás que ajudam a relaxar

Infusão de flor de maracujá

Também conhecida como “passiflora incarnata” ou “flor-da-paixão”, é das plantas mais eficazes contra problemas gastrointestinais ligados a quadros de nervos e ansiedade. Para uma chávena desta tisana ferva 200ml de água e junte 2 colheres de café de passiflora seca. Deixe repousar por 20 minutos e beba várias vezes ao dia. Esta planta pode ser encontrada em algumas farmácias, mas sobretudo em casas de produtos naturais. Para um posologia personalizada, aconselhe-se com um farmacêutico.

Infusão de Alfazema

Esta infusão de alfazema é uma ótima opção para reduzir o stresse e a ansiedade. Para a preparar necessita apenas de 15 a 30g de alfazema e 1L de água. Ferva a água e deite-a sobre as folhas de alfazema. Para que as substâncias ativas se libertem em quantidade suficiente para surtir efeito, deixe a tisana repousar 10 minutos antes de coar. Beba três vezes por dia, uma delas antes de dormir para proporcionar um sono de qualidade. Outra opção, igualmente eficaz contra o stresse, é tomar um banho relaxante, juntando folhas de alfazema à água quente.

Infusão de Erva Cidreira e Flor de Laranjeira

Esta infusão é especialmente eficaz antes de dormir, para contornar quadros de insónias e ansiedade durante a noite. Os ingredientes necessários são:

  • 1 colher de café de erva-cidreira (folhas secas que podem ser adquiridas na farmácia ou em lojas de produtos naturais)
  • 1 colher de café de flor de laranjeira (folhas secas)
  • 200ml de água

A preparação é muito simples: basta ferver a água, juntá-la às folhas secas  e deixar em infusão durante 10 minutos. Filtre, e a tisana está pronta a ser consumida. Pode aumentar as quantidade de folhas secas se pretender efeitos mais visíveis. Pode também juntar um pouco de chá preto, que melhora o gosto da tisana e, por ser rico em cafeína, também ajuda a combater o stresse. Iniba-se no entanto de juntar o chá preto a esta tisana, se a consumir antes de dormir.

Chá de camomila – para relaxar e acalmar os nervos 

Quando sinta que o stress toma conta de si, um chá de camomila é a melhor forma para relaxar. A camomila é uma planta com substâncias calmantes similares a certos farmacêuticos e sem efeitos secundários perigosos. A camomila ajuda a acalmar a ansiedade, graças às suas propriedades sedativas. 

Para preparar uma chávena de chá de camomila deixe ferver a água e junte 2-3 colheres de chá flores secas de camomila, deixe em infusão por 10-15 minutos. Beba 3-4 vezes por dia este chá entre as refeições. Dê preferencia às flores de camomila como planta, em vez de saquetas.

Tisana de erva-cidreira, camomila e flor de maracujá

Para um efeito realmente calmante porque não misturar três das plantas mais eficazes? Precisará de 2 colheres de cada uma: folhas secas de erva-cidreira, flores de camomila e folhas e flores da flor de maracujá. Basta ferver 200 ml de água, juntar as plantas e deixar em infusão no mínimo 10 minutos, para que se libertem as propriedades ativas. Beba várias vezes ao dia, principalmente antes de dormir se sofrer de problemas de insónia. Os efeitos sedativos destas plantas foram provados total ou parcialmente por estudos científicos.

Chá de valeriana

A raiz de valeriana acalma o corpo, reduz a tensão e ajuda a lidar melhor com o stresse. Adicione 1 colher de chá de raiz de valeriana seca (3 a 5 gramas) a uma chávena de água quente (150 ml) e deixe em infusão durante 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia. Se este chá for bebido cerca de 45 minutos antes de ir dormir, ajuda a conciliar melhor o sono. A valeriana quando tomada em combinação com outras plantas calmantes, como a erva-cidreira ou flor de maracujá, a dose deve ser reduzida, cerca de 2 gramas é suficiente.

As tisanas, infusões ou chás de ervas têm propriedades calmantes que ajudam a relaxar e aliviar o stress. Já os chás como o chá preto ou verde que derivam da planta chamada Camellia sinensis, têm, pelo contrário substâncias estimulantes, tal como o café, não sendo adequadas para aclamar, devem ser evitados a partir das 4 da tarde, porque podem interferir com a qualidade do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *