Como Aliviar o Stresse

Como Aliviar o Stresse

O stresse pode ser definido como o desgaste físico e mental do indivíduo causado por fatores externos. Por mais que nos desagrade e que tentemos evitá-lo, o stresse faz parte do nosso quotidiano e com maior ou menos frequência temos de lidar com situações stressantes e tentar superá-las. É certo que não podemos eliminar essas situações stressantes, mas podemos aprender a lidar com elas de forma mais tranquila, aliviando o stresse que nos causam. Confira aqui algumas formas simples mas eficazes de aliviar o stresse, que vão desde técnicas de relaxamento comprovadas até pequenas mudanças no seu dia a dia.

Sugestões para aliviar o stresse:

Exercício físico:

Além de prevenir doenças como obesidade, a atividade física moderada e regular é ótima para aliviar o stresse. Além de lhe permitir passar algum tempo consigo próprio e com os seus pensamentos, faz com que o cérebro liberte endorfina, melhorando o humor. Enquanto faz exercício abstenha-se de pensar em problemas: concentre-se na respiração, nos movimentos dos músculos e foque-se em pensamentos positivos.

Massagem:

Uma massagem uma vez por semana é um ótimo aliado no combate ao stresse. Além de fortalecer o sistema imunitário, a sensação de relaxamento ajuda a ultrapassar momentos de maior stress pois acalma e tranquiliza.

Vida mais organizada:

Uma vida mais organizada diminui e muito os níveis de stresse. Se tem vários compromissos, não tente memorizar tudo, arranje uma agenda onde os possa apontar. Se tem várias tarefas a realizar, faça uma lista, estipule horários e tente ao máximo cumpri-los. Se tem a secretária super desorganizada, guarde algum tempo por semana para a meter em ordem, pois trabalhar no meio da confusão é menos produtivo e mais stressante.

Respiração e meditação:

Deite-se de barriga para cima, num local tranquilo e sem ruído, e concentre-se na sua respiração. Foque toda a sua atenção nos movimentos de inspiração e expiração e no abdómen e no tórax que se movimentam à medida que o ar circula. Se os pensamentos lhe fugirem para as preocupações, foque-os de volta na respiração. Faça este exercício diariamente ou, sempre que possível, em momentos de maior stresse e surpreenda-se com os benefícios.

Chorar:

Embora na vida em sociedade a tristeza e o próprio ato de chorar sejam ainda tratados como tabu, não se pode negar que chorar acalma. Se tem vontade de chorar, não a reprima, até porque pode fazer maravilhas na eliminação do stresse acumulado. Pode fazê-lo sozinho ou na companhia de um amigo de confiança para evitar constrangimentos de maior, mas não deixe de chorar se lhe apetecer.

Dormir:

Um sono de qualidade de sete a oito horas é fundamental para recuperar do stresse do dia anterior e começar um novo dia com energia. Se tem dificuldades em adormecer ou sofre de insónias, beba um chá de camomila ao deitar e pratique exercícios de respiração. Elimine do seu quarto todos os aparelhos, como telemóvel, computador ou televisão, pois são prejudiciais na hora de dormir. É ponto assente que quem dorme bem, sofre menos de stresse e tem dias mais agradáveis e produtivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *