Como melhorar a produtividade com o mindfulness

Como melhorar a produtividade com o mindfulness

O mindfulness (também chamada de atenção plena) é uma das tendências que tem sido cada vez mais falada e praticada. Mais do que uma simples técnica de relaxamento, pode também, no local trabalho, melhorar a produtividade com o mindfulness.

A prática do mindfulness é um processo que se preocupa em trazer toda a atenção para o presente e para o que está a acontecer no agora. Este método é utilizado como uma técnica de relaxamento mas também tem vindo a ser aplicada cada vez mais nas empresas. Fique a saber melhor o que é mindfulness ou atenção plena.

Mindfulness no trabalho

Numerosos estudos científicos demonstraram que as pessoas que praticam mindfulness, melhoram o seu desempenho no trabalho. Tornam-se mais eficientes, concentradas e até mais felizes e relaxadas. Desta forma é possível lidar melhor com as situações adversas em todos os âmbitos da vida, reduzir o stresse e desenvolver a inteligência emocional superior – um conceito muito importante para alcançar o sucesso profissional.

Um dos grandes benefícios do mindfulness é a melhoria da saúde física e mental do individuo, aumentando a sua capacidade de ser resiliente e gerir melhor o stresse. Para os empregadores, isto traduz-se em maior produtividade e redução dos níveis de ausência por motivos de doença, entre outras coisas.

A percepção de que é possível melhorar a produtividade com o mindfulness surgiu com algumas empresas, como a Aetna ou a Intel, a aplicarem esta prática nos seus espaços de trabalho. Estas empresas tiveram menos baixas dos trabalhadores por motivos de stresse, ansiedade e depressão.

O mindfulness permite que os empregados consigam relaxar, lidar com as dificuldades e tomadas de decisões e até comunicar melhor com seus colegas e parceiros…o que leva a uma melhoria da produtividade.

Parece simples e até um pouco óbvio, mas quando estamos conscientes do que estamos a fazer neste momento faz com que fiquemos mais concentrados e mais produtivos.

Como melhorar a produtividade com o mindfulness?

Os benefícios e razões pelas quais é possível melhorar a produtividade com o mindfulness são várias. Nunca é demais esquecer que o mindfulness é uma técnica que irá ajudar não só a melhorar a sua produtividade e concentração, como também a que esteja mais feliz e mais satisfeito.

Descubra como pode melhorar a produtividade com o mindfulness e comece a aplicar esta técnica no seu dia-a-dia.

Maior foco e concentração

Um dos nossos maiores desafios durante as horas de trabalho é o combate da distração da mente. Quem nunca passou pela sensação de que, quando está a fazer uma determinada tarefa, sentir que a mente está a lembrar-se de mais outra dez tarefas que precisa de fazer?

Isso faz com que a distração seja constante e estejamos sempre a saltar de tarefa em tarefa, sem nunca concluirmos nenhuma.

É possível melhorar a produtividade com o mindfulness precisamente por isso: esta técnica permite que se concentre numa só tarefa, quase como uma chamada de atenção de “volta ao momento presente, é esta a tarefa que tens que fazer!”

Planeamento mais eficiente

Planear o tempo e as tarefas é essencial para trabalhar bem e ser produtivo. Uma forma de melhorar a produtividade com o mindfulness é precisamente usar o planeamento para sustentar a importância do minfulness. Confuso?

Explicação:

A prática do mindfulness centra-se na ideia de “atenção plena”; o planeamento de tarefas também, porque o obriga a completar essa tarefa nesse espaço de tempo. As duas coisas acabam por se complementar, fazendo com que ambas funcionem ainda melhor, pois a sua concentração está realmente focada naquilo que está a fazer.

Redução do stress

Já dissemos que o mindfulness é uma prática que tem vindo a ser aplicada como uma técnica de relaxamento e não é por acaso! Este processo permite que a sua concentração se foque no presente, deixando de lado emoções ou pensamentos do passado ou ansiedades do futuro.

Melhorar a produtividade com o mindfulness é assim possível, pois quanto menos estressado se sentir, mais concentrado, motivado e produtivo irá estar no seu trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *