Como Preparar um Banho Relaxante

Banho para relaxar

Uma das melhores formas de relaxar depois de um dia intenso de trabalho é sem dúvida um banho de imersão. Simples de preparar e com ótimos resultados, esta técnica de relaxamento é das mais aconselhadas. Fique a saber como preparar um bom banho relaxante e a diminuir o stresse depois de um longo dia.

Termine todas as tarefas pendentes

De pouco serve tomar um banho relaxante, se vai estar a olhar para o relógio e a pensar em todas as tarefas que tem de fazer de seguida. Dê tempo e um pouco de atenção ao seu corpo e à sua mente e afaste as preocupações. Termine tudo o que tenha a fazer, pois só assim poderá disfrutar em pleno e relaxar verdadeiramente. Daí a melhor altura do dia ser ao final da tarde, depois do trabalho. Para quem tem filhos pequenos, o ideal é preparar o banho quando estes já estiverem na cama. De manhã opte por duches rápidos, para despertar, pois no início do dia, um banho relaxante pode ter efeitos indesejados.

Banho relaxante com óleos essenciais

Se juntar alguns óleos essenciais à água morna do banho, este terá um efeito ainda mais relaxante. Aposte no óleo de alfazema ou no de bergamota, podendo mesmo juntar os dois. Junte dez gotas de cada um à água do banho e permaneça pelo menos 20 minutos. A alfazema possui propriedades calmantes e, juntamente como a bergamota, ajuda a reduzir o stresse e a ansiedade e permite relaxar em profundidade.

Pense em todos os pormenores

Para potenciar o efeito relaxante do banho, não se esqueça dos pormenores. Apague as luzes ou reduza-as para o mínimo e acenda uma ou duas velas, de preferência com perfume suave. Coloque uma toalha enrolada na zona da cabeça, a fazer de almofada, de forma a ficar mais confortável. Se gosta de ler não se iniba de escolher um bom livro e ler um pouco durante o banho. Pode levar também um copo de vinho e porque não aplicar uma máscara facial momentos antes de entrar na banheira? Estas são apenas algumas sugestões do que pode fazer para tornar o ser banho ainda mais relaxante. Algumas pessoas preferem apenas fechar os olhos e descansar, outras gostam de aproveitar o tempo do banho fazendo algo que lhes dá prazer. Pode ainda escolher uma seleção de músicas relaxantes ou simplesmente de canções de que goste.

Acima de tudo aproveite para relaxar

O mais importante é afastar os pensamentos dos problemas. Esqueça o trabalho e a escola das crianças, esqueça as tarefas do dia seguinte: aproveite os momentos do banho para meditar ou para pensar em coisas positivas. Imagine-se passear numa praia deserta ou a descansar à sombra de uma frondosa árvore. O importante é encher a mente de pensamentos agradáveis e positivos, para que esta esteja em sintonia com o corpo relaxado. Um banho de imersão por semana melhora sem dúvida a qualidade de vida e reduz significativamente os níveis de stresse e ansiedade, contribuindo para uma felicidade crescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *