Erros Que Nos Impedem de Relaxar

Erros Que Nos Impedem de Relaxar

Depois de um dia longo de trabalho, há poucas coisas melhores que chegar a casa e relaxar. Mas com tantos estímulos à nossa volta, por vezes o simples ato de relaxar pode tornar-se difícil. Porque relaxar significa muito mais que deitar-se no sofá: além de descansar o corpo há sobretudo que repousar a mente. Existem alguns aspetos de que por vezes nem nos damos conta, mas que são os que mais impedem um relaxamento em pleno.

Passar demasiado tempo com o telefone

São tantas as atualizações e notificações que recebemos todos os dias no telemóvel, que acaba por ser difícil desligar do referido objeto. Para muitas pessoas, chegar a casa e sentar-se um pouco a passar os olhos pelas diferentes aplicações e redes sociais é uma forma de relaxar. O único problema é que não o é. O corpo descansa, mas a mente continua a ser inundada por informação excessiva. E não só no carro, como no autocarro, na fila de espera do supermercado… o telemóvel está sempre por perto e o cérebro continua a receber nova informação.

Se pretende realmente relaxar, deixe de lado o seu smartphone. Se desligá-lo quando chega, lhe pode parecer extremo, pelo menos, mantenha-o afastado e sem som de notificações. Só desta forma poderá desligar um pouco do mundo e aproveitar o tempo de qualidade consigo própria.

Não aproveitar o silêncio

Qual foi a última vez em que esteve sentada a relaxar totalmente em silêncio? É possível que não consiga lembrar-se. A maioria das pessoas tende a ligar a televisão ou colocar música, nem que seja para ter algum ruído de fundo. A verdade é que a velha máxima de que “o silêncio é de ouro” faz realmente sentido, pois o silêncio pode ser incrivelmente terapêutico e ajuda a melhorar o foco e mesmo a criatividade. Da próxima vez que pretender um momento de relaxamento profundo, desligue todos os aparelhos que possam causar ruído de fundo e aproveite o silêncio.

Ler livros no tablet

Ler antes de dormir é na maioria das vezes uma atividade relaxante, que ajuda o sono a chegar lentamente e proporciona uma noite descansada. No entanto, se ultimamente prefere substituir o tradicional livro por um e-book, é melhor pensar duas vezes. Os tablets e ipads podem ser bastante convenientes para leituras durante o dia, mas antes de dormir acabam por prejudicar o sono. A luz azul emitida pelo aparelho estimula demasiado o cérebro, pelo que, em vez de ter uma noite descansada, pode acabar por ter um sono agitado e que não permite o descanso adequado.

Pensar demasiado em relaxar

É possível que ao pensar demasiado a relaxar, se sinta demasiado sob pressão e acaba por causar ainda mais stresse. Em vez de ser preocupar demasiado em estar calma, procure pensar em coisas alegres, tenha pensamentos positivos, deixe a mente viajar para um local em que se sinta feliz, ainda que esses pensamentos nada tenham a ver com relaxar. A mente focar-se-á nas coisas boas e o stresse partirá sem esforço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *