Massagens Para Relaxar

Massagens Para Relaxar

No final de um cansativo dia de trabalho, há poucas sensações melhores do que as proporcionadas por uma boa massagem. Na impossibilidade de usufruir todas as semanas de uma massagem profissional, é possível aprender algumas técnicas de auto-massagem que são igualmente relaxantes e podem ser facilmente postas em prática em casa mesmo com recursos reduzidos. Sugerimos-lhe neste artigo algumas dessas técnicas para massajar pescoço, ombros e pés e relaxar por completo o corpo e a mente.

Massagens para relaxar em casa

As massagens em casa podem ser feitas em várias regiões do corpo desde as mãos e braços, passando pelas costas, ombros, pernas e pés. O objetivo é relaxar os músculos cansados ou doridos e com isso aumentar o bem-estar físico e, consequentemente, psicológico. Os movimentos para as massagens podem ser circulares ou retos, mas também as tão conhecidas “pancadinhas” com as mãos e apertões ligeiros com as pontas dos dedos. A utilização dos movimentos depende da área do corpo a massajar. De qualquer forma, lembre-se que movimentos demasiados fortes ou pressão excessiva podem ser prejudiciais. Opte por movimentos leves e não exerça demasiada pressão com as mãos, qualquer que seja a área do corpo a massajar. O objetivo é relaxar e não causar dor ou desconforto, por isso a moderação nos movimentos é fundamental.

Relaxar a nuca e o pescoço

Sente-se com as pernas cruzadas e costas direitas e faça rodar a cabeça lentamente, primeiro num sentido e depois no outro. Feche os olhos. Sinta os músculos do pescoço a esticar ligeiramente e aproveite a sensação de relaxamento. De seguida utilize quatro dedos (o polegar fica de fora) para aplicar pequenos movimentos circulares nas laterias e parte de trás do pescoço. Após alguns minutos concentre-se na nuca e no couro cabeludo: massaje toda a zona da cabeça apenas recorrendo às pontas dos dedos, com movimentos semelhantes àqueles que usamos quando lavamos o cabelo. Ao longo do processo varie a pressão exercida com as pontas dos dedos e disfrute.

Massagem nos ombros

Uma das zonas em que a massagem proporciona sensações mais relaxantes é sem dúvida os ombros. Para complementar as técnicas aplicadas no pescoço e nuca, dê também alguma atenção a esta zona, utilizando a mão direita no ombro direito e a esquerda no ombro esquerdo, fazendo a massagem nos dois em simultâneo. Puxe e empurre levemente os ombros e de seguida aplique pequenos movimentos circulares com as pontas dos dedos. Nesta zona, os músculos são sensíveis, por isso evite ao máximo, movimentos exagerados, pois causará desconforto que pode mesmo permanecer após a massagem.

Massagem nos pés

Após o banho, sente-se confortavelmente e aplique um pequena massagem nos próprios pés. Pode recorrer a óleos de massagem ou simplesmente ao seu creme corporal habitual. Se recorrer a óleos, escolha os de alfazema, camomila ou hortelã, pois possuem propriedades calmantes. Para começar, apoie o pé direito sobre o joelho da perna esquerda e espalhe o óleo de massagem. Use os polegares para massajar a sola do pé com movimentos circulares, começando na zona imediatamente abaixo dos dedos e seguindo em direção ao calcanhar. Aplique os mesmo movimentos circulares com o polegar no peito do pé. Para terminar, puxe lentamente os dedos para trás e para a frente e faça-os rodar. Repita todo o processo no pé esquerdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *