Mindfulness: o que é?

Mindfulness: o que é?

O Mindfulness é uma recente forma de meditação e de encarar a vida que tem vindo a revolucionar a existência de quem a pratica. Tem o poder de melhorar o bem-estar físico e mental e de operar mudanças profundas no quotidiano dos praticantes.

Mindfulness: o que é?

É uma forma de meditação, mas é muito mais que isso. Significa atenção, foco, consciência, presença, vigilância. Mais do que uma forma de meditação, o Mindfulness é um estado de espírito. Esta prática consiste em alguns momentos de meditação como foco na respiração, mas também no aumento do foco e atenção em todas as ações do dia-a-dia. Por exemplo, não ter distrações às refeições e dar atenção plena a cada garfada e a cada sensação. Com algum treino, a cada meditação, o cérebro aprende a ser mais consciente mesmo após a prática da meditação, tornando-se focado e consciente em cada ação diária. Quando se foca, abstrai-se completamente do que se passa à volta e permite viver cada experiência em pleno.

Benefícios da prática de Mindfulness

De um modo geral o Midfulness é uma forma eficaz de reduzir o stresse, aumentar a autoconsciência e o bem-estar. Mas esta prática pode ser uma valiosa ajuda em vários aspetos da vida diária, incluindo a perda de peso. Isto porque, comer com consciência significa prestar atenção a cada garfada, comendo devagar e focando nela todos os sentidos.

Os resultados de um estudo realizado com praticantes de Mindfulness, revelam que estes consumiram menos calorias do que os do grupo de controlo, mesmo estando com mais fome. Outro estudo revela que os praticantes de Mindfulness têm melhor memória a curto prazo e consequentemente melhor desempenho em exames académicos. Esta prática é ainda benéfica para doentes oncológicos, com dor crónica ou doenças cardíacas, pois aumenta o bem-estar físico e mental. A juntar a isto, proporciona ainda uma tendência a ser mais consciente e a uma melhor tomada de decisão. É ainda responsável por mudanças cerebrais positivas, mais criatividade, mais resistência ao stresse e à depressão.

Mindfulness no dia a dia

Muito mais do que alguns minutos diários de meditação, o Mindfulness consiste em pequenas mudanças no dia-a-dia, que resultarão numa grande mudança geral.

Criação contínua novas categorias: ter uma mente aberta e mudar a forma como se vê as coisas é uma das atitudes principais. Há que pôr de parte velhas categorias e rótulos e prestar atenção ao contexto, criando novas formas de ver as coisas. Por exemplo, um tijolo não tem de ser necessariamente apenas um objeto de construção. Pode ser visto como um suporte de livros, um degrau, e até uma arma, entre outros usos possíveis.

Acolher diferentes pontos de vista: a atenção plena consiste também em receber continuamente novas informações. Isto implica que por vezes, terá de se meter na pele do outro e acolher o ponto de vista dele, metendo o seu próprio ponto de vista em perspetiva. Por exemplo, numa relação em que surgem continuamente discussões sobre os mesmos assuntos, pode ajudar meter-se na pele do outro e tentar entender o seu ponto de vista.

O processo é mais importante que o resultado: em vez de se preocupar exclusivamente com o resultado, dê mais importância ao processo. Aqui podemos retomar o exemplo de saborear a comida, mas também inúmeros outros como estudar para um exame: em vez de se preocupar com o facto de ter de passar no exame, foque-se no processo de estudo, e concentre-se em realmente aprender. Ou ainda, quando lê um livro, não tenha pressa de chegar ao fim, foque-se em cada página e aproveite a leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *