O que a Meditação Transcendental pode fazer por si

A MT é uma técnica de relaxamento profundo

Os nossos pensamentos e emoções negativas, o stress do dia a dia, interferem com o nosso bem estar. O corpo, tanto a nível físico como psíquico funcionaria melhor sem estes obstáculos. A técnica da Meditação Transcendental também conhecida como MT é uma forma poderosa de acalmar a mente, levando-nos a um estado de consciência pura, ao mesmo tempo, que o nosso bem estar e saúde melhoram.

A prática desta técnica de relaxamento leva a pessoa a desenvolver a clareza mental e a capacidade de explorar todo o seu potencial e compreender melhor as situações da vida diária. As crianças e estudantes, se praticarem este tipo de meditação aumentam as possibilidades de sucesso nos estudos.

Na idade avançada, a meditação transcendental contribui para reduzir o risco de doenças. São muitos os benefícios que a investigação científica tem vindo a revelar sobre a técnica MT.

O que é Meditação Transcendental?

Podemos dizer em traços gerais que a MT é uma técnica de relaxamento, mas mais completa e profunda. A Meditação Transcendental vai muito mais além da simples meditação, do relaxamento muscular, da respiração consciente. A transcendência é a experiência de sentir a própria existência no seu mais puro sentido como algo próprio e menos dependente do exterior.

Para compreender a MT, a mente humana é comparada a um oceano, que na superfície está agitado, mas calmo nas profundezas. Os estudos científicos mostram que, durante a prática, o corpo atinge um estado de relaxamento mais profundo do que o próprio dormir, permitindo a redução do stress, fadiga, tensão, ansiedade e, a longo prazo, a melhora da saúde.

Mais benefícios:

  • redução do stress e tensão muscular
  • maior capacidade de resistência ao stress
  • redução da pressão arterial
  • redução do consumo de café, álcool e cigarros
  • aumento da capacidade criativa e intelectual
  • diminuição da ansiedade
  • melhora o comportamento e as relações sociais
  • melhor coordenação entre corpo e mente
  • um melhor sistema imunitário
  • estabilidade emocional
  • melhora a qualidade do sono
  • mais clareza mental

A prática constante da MT, com o decorrer do tempo, expande a consciência da pessoa. Isto vai se refletir numa mente mais clara e no desenvolvimento da inteligência, o que faz com que os estudantes e profissionais aumentam a sua capacidade criativa e produtiva.

A MT não está associada a nenhuma religião, filosofia, nem obriga a mudanças do nosso estilo de vida, unicamente pretende que encontremos um estado de equilíbrio ao longo do dia, que aumentará a nossa energia e desempenho em todos os âmbitos da vida.

Como nasceu a Meditação Transcendental?

O guru Maharishi Mahes Yogi (India) é o fundador da MT, tendo surgido como uma organização a finais dos anos 50. A técnica baseia-se no ioga tradicional da Índia, mais propriamente da tradição Védica, com milénios de existência. Os Beatles foram grandes adeptos desta técnica e mais recentemente muitas celebridades como a apresentadora OprahWinfrey, Clint Eastwood, Russell Brand, David Lynch… são seguidores desta prática.

A vida atual exige novas necessidades e os gurus espirituais alteram as práticas de relaxamento para que se adaptem à vida moderna. Sendo assim, Maharishi, a partir da técnica de relaxamento tradicional, criou a Meditação Transcendental, uma modalidade mais recente, mas que presigue os mesmos propósitos que as tradicionais filosofias: um corpo, só é saudável, se tiver uma mente saudável. A saúde física vai de mãos dadas com o espiritual, ensinando que a felicidade está dentro de cada um, desde que viva em paz consigo mesmo e com o mundo que o rodeia.

Praticar duas vezes por dia

A meditação transcendental é fácil de aprender e serve para todos. Deve ser praticada duas vezes por dia, de manhã e à noite, durante 20 minutos e 10 a 15 minutos no caso das crianças. A mente e o corpo experimentam um profundo descanso e relaxamento, mas mantendo um nível de alerta mental. O pensamento torna-se mais claro, mais criativo e poderoso. O reconhecimento e a satisfação individual aumentam. O stress e as tensões são eliminados.

O que é o mantra pessoal e como utilizá-lo?

Para acalmar a mente e parar o fluxo de pensamentos, cada participante recebe o seu mantra pessoal e confidencial. Durante a meditação, este mantra é repetido, e todos os outros pensamentos são irrelevantes. A pessoa que medita mantém os olhos fechados e fica em posição vertical, relaxado e consciente do corpo e da mente.

Um mantra é um som ou uma palavra sem significado, que será escolhido pelo professor de Meditação Transcendental e que servirá para ajudar a acalmar a atenção plena sem esforço e a conseguir a consciência profunda.

O que a Meditação Transcendental faz por si

O mantra leve-o em direção ao mais profundo de si, até você encontrar a consciência pura e profunda, livre de pensamentos e emoções. Isto é o que sentirá no seu dia a dia:

  • paz profunda
  • paz interior e felicidade
  • maior clareza mental
  • redução do stress
  • melhores relações
  • melhor qualidade de vida na sociedade

A Meditação Transcendental, através do mantra pessoal, leva a mente a encontrar a calma, a paz interior e a clareza mental, que se traduz na expansão da consciência, aumentando assim, a autonomia pessoal, a capacidade de concentração, a produção e criatividade na vida profissional e académica. Todos estes efeitos também serão notados a nível da saúde mental e física.

Como aprender 

A técnica de Meditação Transcendental é um programa que é preciso ser pago, não é algo que se possa encontrar na net e aprender livremente. É ensinado por um professor certificado em sessões presenciaisO programa baseia-se essencialmente nestes pontos:

  • Evento informativo
  • Palestra preparatória
  • Entrevista pessoal com um professor de TM
  • Instrução personalizada
  • 3 sessões de 2 horas em dias consecutivos
  • Uma sessão gratuita por mês nos primeiros 6 meses
  • Oferta adicional: curso de fim de semana

O processo de aprendizagem é igual em todo o mundo. A organização Maharishi Mahesh encontra-se em mais de 100 países, incluindo Portugal, e ensina a MT em cursos dados por professores credenciados e de forma presencial. Os eventos informativos e os cursos podem ser reservados através do portal da Internet da organização Maharishi Mahesh.

Os preços da Meditação Transcendental?

Os preços variam em função de alguns critérios. O preço do curso MT depende em parte da situação financeira de cada indivíduo. É um pacote que inclui as sessões de aprendizagem, bem como o programa de acompanhamento de 6 meses.

Um adulto paga pelo programa completo cerca de 600 € (este preço é orientativo e pode discernir ligeiramente dos preços praticados em Portugal). Os adultos em situação de debilidade económica pagam um preço inferior. Os estudantes, famílias (pais e filhos) e crianças têm também preços reduzidos.

É mais potente que outras técnicas de relaxamento?

Existe muita controvérsia a este respeito, apesar de que muitos estudos fisiológicos tenham sido realizados para demonstrar que a meditação transcendental é superior a outras técnicas de relaxamento. No entanto, há os que afirmam não haver provas conclusivas de que isso seja certo. Não há evidências de que seja superior ao treino autógeno progressivo ou à meditação que usa o tradicional mantra OM, ou outra palavra ou som ou frase.

Todas as técnicas de relaxamento e as diferentes práticas de meditação trazem benefícios a nível da saúde e do bem-estar. O melhor é que cada pessoa experimente cada técnica e descubra por si mesmo, qual a que mais se adapta à sua forma de ser e que benefícios lhe proporciona.

Qualquer tipo de meditação, incluindo a transcendental, só faz bem se for praticada de forma regular. O mais importante em qualquer técnica de relaxamento é a pessoa assumir o compromisso de praticá-la de forma continua. Só com a persistência se pode ver benefícios. Uma a dois sessões de meditação de 15 minutos por dia podem mudar a sua vida para melhor.

Quem estiver interessado ​​em praticar a Meditação Transcendental deve escolher um professor credenciado. Só assim, tem a garantia de que vai aprender esta técnica corretamente, pois cada pessoa necessita de uma atenção personalizada, que só um professor certificado pode dar-lhe, para beneficiar plenamente dos efeitos da meditação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *