Relaxamento mental – saiba como apaziguar a mente

Relaxamento mental - uma forma de apaziguar a mente

O relaxamento mental pode ser definido como um estado de paz mental no qual a pessoa é capaz de controlar os seus pensamentos.

Os pensamentos assaltam a nossa mente e por vezes não nos deixam descansar, encontrar a calma, a serenidade e até mesmo usufruir de um sono profundo. A juntar a isto está ainda o atual estilo e ritmo de vida stressante que impede relaxar o corpo e a mente.

Como alcançar o relaxamento mental

Os pensamentos no seu vai e vem e constante diálogo interno impede-nos encontrar a paz e o equilíbrio mental necessários para a nossa saúde e bem-estar. No entanto, para contrariar esta situação há uma forma para libertar-nos das amarras dos pensamentos.

A prática da meditação surge aqui como uma forma infalível para recuperar o silencio interior, a serenidade e o apaziguamento da mente. A meditação tem o poder de deixar a nossa mente vazia e devolver-nos a clareza mental. Meditar é libertar a mente e voltar a ser livre.

Liberte-se do fluxo de pensamentos!

Através da meditação aprendemos a reduzir o stress e o fluxo de pensamentos. Esqueça a imagem de alguém com os olhos fechados sentado no chão com as pernas cruzadas e a murmurar o típico mantra “Ohmmm”. Normalmente é esta a imagem que muitos têm quando se pensa em meditação. Embora, possa ser uma via para chegar ao relaxamento mental, mas não tem de ser necessariamente assim. Meditar é muito mais que murmurar a palavra “Ohmm” é uma maneira eficaz para acalmar o corpo e a mente.

Há diferentes tipos de meditação. Uma variante é focar a sua atenção na respiração, sentindo através da inspiração, o ar que entra pelo nariz e desce pelos pulmões até à barriga, para depois no ato de expiração sair pela boca. Mantenha sempre a sua atenção focada no ar que entra e que sai.

Nem sempre é fácil manter a atenção focada na própria respiração, sobretudo no início desta prática, pois os pensamentos começam a vaguear novamente. Porém não desista, só precisa de insistir um pouco mais em manter o foco na respiração. Isto é mais ou menos como um exercício físico, mas neste caso mental, quanto mais pratique, sentirá cada vez menos dispersão.

Atingir o relaxamento mental através da visualização

Outra variante para encontrar o relaxamento mental é praticar exercícios de visualização. Esta técnica de relaxamento consiste em evocar imagens ou situações capazes de apaziguar os pensamentos. Para tal sente-se ou deite-se com os olhos fechados e imagine um lugar onde esteve ou deseja ir e que se associa a uma situação prazerosa que viveu ou gostaria de viver, pode ser uma viagem paradisíaca, ou, por exemplo imagine-se deitado na praia com os olhos fechados, longe do ruído e dos afazeres diários. Sinta o agradável calor do sol e a brisa fresca no seu rosto e deixe-se envolver pelo azul do céu e o som das ondas e desfrute da sensação agradável que tudo isto lhe provoca, permanecendo durante alguns minutos neste estado de relaxamento profundo.

Pode sempre evocar a imagem da praia quando necessite, pois a imaginação, quando bem usada, é uma fonte de calma e paz.

Um dos grandes benefícios da meditação é que o seu efeito benéfico não se limita apenas ao momento em que se pratica, mas prolonga-se durante todo o dia, por isso notará que ser-lhe-á mais fácil controlar os pensamentos e manter a concentração focada em qualquer tarefa que realize.

O relaxamento mental traz muitos benefícios, pois vai ajudar a combater o stress e aumentar o nosso bem-estar, e, em última estância, a felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *