Sauna – uma forma de relaxamento

Sauna para relaxar

A sauna é uma forma de relaxamento que oferece inúmeras vantagens para a saúde: desintoxica a pele, purifica o corpo, dilata os brônquios, regula a pressão arterial, melhora a circulação. Frequentar a sauna nos dias frios de inverno com temperaturas baixíssimas, é sem dúvida o melhor lugar para relaxar os músculos, eliminar tensões e aliviar o stress.

Fazer sauna é expor-se a um ambiente muito aquecido de calor seco ou húmido com temperaturas elevadas. Existem dois tipos de sauna, a sauna seca, chamada ainda de banho finlandês com temperaturas entre 80°C e 100°C e a sauna húmida ou banho turco com temperaturas entre 40°C e 50°C. As altas temperaturas fazem suar o corpo e permitem que os músculos relaxem.

Um sessão de sauna pode ser a sua forma pessoal de relaxar e aumentar o bem-estar. Descubra primeiro a origem da sauna.

A origem da sauna

Diz-se que a origem da sauna está na Finlândia, mas isso não é totalmente certo. Há 1500 anos, este costume já existia no norte frio da Ásia Oriental, onde no meio rural havia o hábito após o trabalho, de frequentar uma espécie de loja para suar como forma de relaxamento e limpeza corporal.

Contudo, sim é certo que foram os finlandeses que adotaram este costume, tendo para tal desenvolvido os seus próprios recintos ou espaços para suar, que posteriormente serviram de modelo para as saunas que existem hoje em dia.

O banho turco ou hamam é também conhecido como sauna húmida, por tratar-se de vapor húmido, cujas temperaturas oscilam entre 40 ° e 50 °. É originário da Turquia e foi muito usado no tempo dos romanos tendo sido também uma prática muito comum entre os povos da Grécia antiga

Sauna – ritual de silêncio e paz

Na Finlândia, fazer sauna está profundamente enraizado na cultura. A maioria dos finlandeses têm a sua própria sauna em casa. Pertence à hospitalidade deste povo, frequentar em conjunto o espaço da sauna e compartilhar a paz e tranquilidade que esta prática proporciona.

Na Finlândia, o silêncio é uma forma de bem estar. Existem regras rígidas de conduta. O provérbio finlandês ” Na sauna você tem que se comportar como na Igreja,” reflete bem este ponto. Não pode ser um espaço de barulho e discórdia, porque na Finlândia a sauna é considerada um lugar de descanso, relaxamento e reflexão. As crianças devem aprender essas regras e segui-las para que também possam acompanhar os pais nesta prática.

Normalmente, as saunas eram construídas ao lado dos lagos, onde existiam cerca de 600.000 saunas, com o objetivo de obedecer ao ritual da sauna, ou seja, a mudança de quente para frio, que se fazia por meio do tipico mergulho na água fria, de modo a refrescar o corpo após o calor. Ao qual era dedicado muito tempo para que cada ação fora executada cuidadosamente.

Antigamente a sauna era também utilizada para outros fins, como dar à luz e aplicar aos mortos a ablução final. Ainda hoje, os finlandeses não encaram a sauna, como apenas um espaço quente para limpar o corpo. É também um lugar para equilibrar os pensamentos, meditar profundamente, aliviar as preocupações do dia a dia. Neste sentido a sauna tanto serve para purificar o corpo como também para purificar a mente.

Quanto à sauna tradicional finlandesa era realizada num quarto de madeira, que continha vários bancos em diferentes alturas e o calor provinha de uma especie de fogão ou salamandra alimentado com lenha (hoje em dia de energia elétrica) que, por sua vez, aquecia umas pedras que faziam elevar ainda mais a temperatura. Sobre as pedras quentes deitava-se água para produzir vapor e aumentar momentaneamente a temperatura do recinto, obrigando o corpo a suar.

Sauna – uma forma de relaxamento mas também de saúde

A sauna não só proporciona relaxamento e bem-estar, tem também muitos benefícios para a saúde. Com a prática a longo prazo o organismo torna-se mais resistente contra infecções e resfriados. As altas temperaturas a que o corpo é submetido cria uma especie de febre falsa que destrói a ação de bactérias e possíveis infecções, o que se traduz no fortalecimento do sistema imunológico.

Finalmente, a combinação de calor com alguns óleo essenciais que são adicionados (menta e de eucalipto), actuam de forma muito positiva nos brônquios e no sistema respiratório. Além disso, as temperaturas elevadas relaxam a musculatura e combatem o stress.

Onde fazer sauna?

Tanto a sauna como o banho turco são atividades que se podem fazer em espaços especializados nomeadamente cabinas de sauna e de banho turco que se encontram na maioria dos ginásios, piscinas e SPAs

A sauna e o banho turco estão contraindicados para pessoas com problemas de circulação, problemas cardíacos, pressão arterial alta, sendo conveniente consultar um médico antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *