Benefícios das Técnicas de Relaxamento

Benefícios das Técnicas de Relaxamento

Nos dias que correm o stresse e a ansiedade fazem parte do quotidiano de todos nós: o trabalho, as escola das crianças, as contas para pagar – tudo contribui para que vivamos cheios de preocupações e num estado de inquietação a que quase já nos habituamos. Mas não tem necessariamente de ser assim. Porque não parar e relaxar um pouco, esquecer os problemas durante umas horas e centrar-se em si e no seu bem estar físico e mental?

Pode parecer complicado, mas é mais fácil do que parece, através de algumas técnicas de relaxamento que pode praticar individualmente em casa. Conheça mais sobre os benefícios das técnicas de relaxamento e torne o seu dia a dia mais calmo e agradável.

Porque razão anda stressado e cansado?

A atividade frenética do cérebro, sempre focado nos problemas e nas suas soluções (até mesmo os mais simples, como “o que fazer para o jantar?”), influencia todo o corpo, desde os músculos, passando pelos tecidos, nervos e órgãos. Acontece que, quando centrados nos problemas, giramos em torno de diálogos internos improdutivos, críticas e fantasias e ficamos cada vez mais ansiosos e stressados, acabando por se criar um ciclo de desgaste, uma vez que, com as ondas cerebrais a subir, os sentidos tornam-se menos precisos, o que nos faz mais desatentos, desconcentrados e desastrados. Ou seja, quanto mais problemas temos, mais stressados ficamos e mais problemas surgem, aumentando o mal-estar e o cansaço físico e mental. É neste ponto em que as técnicas de relaxamento se tornam um aliado precioso que nos vai ajudar a retomar o equilíbrio.

O que são as Técnicas de Relaxamento?

As técnicas de relaxamento são um método de intervenção psicológica que tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento físico e mental. Qualquer que seja a técnica de relaxamento praticada (yoga, massagem, respiração, etc.), não se foca apenas na parte física, mas sim numa combinação entre relaxamento físico e mental, de forma a atingir um nível superior de bem-estar. No geral, o objetivo das técnicas de relaxamento é acalmar a mente e fazer cessar as atividades cerebrais desnecessárias, quebrando o ciclo de desgaste e contribuindo para a retoma do bem estar físico perdido.

Quais os benefícios das técnicas de relaxamento?

Através da prática do relaxamento, aprendemos a conhecer o nosso corpo, ouvimo-nos e respeitamo-nos e refletimos com calma. Além do bem-estar físico que estas técnicas proporcionam no imediato, os benefícios psicológicos e emocionais são ainda maiores e perduram no tempo se a prática for corrente. Praticar o relaxamento, diminui em muito os níveis de stresse, de ansiedade e de sensação de cansaço, traz clareza mental, equilíbrio emocional, bom humor e aumento da autoestima. O indivíduo torna-se mais atento, aumenta a sua capacidade de intuição e de decisão e percebe melhor aquilo que o rodeia. Diminuem também os quadros de insónia ou de problemas ligados ao sono, permitindo que o indivíduo descanse adequadamente. No geral, a prática corrente de técnicas de relaxamento tem como benefício último um grande aumento da qualidade de vida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *