Técnicas de Relaxamento para Combater a Fadiga

Técnicas de Relaxamento para Combater a Fadiga

A fadiga pode ser muitas vezes psicológica, mas acaba por se manifestar fisicamente. A prova disso é que, mesmo quem passa o dia inteiro sentado em frente ao computador, chega ao fim do dia cansado, sem ter praticado qualquer atividade física exigente.

Exemplos de técnicas de Relaxamento para Combater a Fadiga

Aprenda quais são as técnicas de relaxamento que pode fazer em casa para diminuir os níveis de fadiga física e psicológica e aumentar o seu bem-estar.

Faça alongamentos

Faça 10 minutos de alongamentos por dia, dedicando especial atenção às pernas, pescoço e costas. Feche os olhos, sente-se de pernas cruzadas e faça rodar lentamente a cabeça num sentido e depois noutro. Estique os braços e as pernas e alongue-os o máximo que conseguir. Faça pequenos movimentos circulares com os pulsos e os tornozelos. Quando feitos de forma correta e regular, os alongamentos reduzem a tensão muscular e relaxam o corpo.

Tome um banho relaxante

Um banho quente ao final do dia pode fazer maravilhas para aliviar o cansaço físico e psicológico. Tire meia hora só para si e descanse enquanto a água quente ajuda no relaxamento dos músculos. Deixe as preocupações do lado de fora e concentre-se no seu momento de descanso.

Descanse as pernas

Deite-se e coloque uma ou duas almofada sob os pés, de forma a que estes fiquem mais elevados que o coração e relaxe durante 20 minutos. Esta técnica ajuda a gravidade a fazer o sangue circular e a chegar ao coração. É ótima para aliviar pernas e pés cansados depois de um longo dia de trabalho.

Massaje os pés

Não precisa de ser nenhum especialista para fazer uma boa massagem nos seus próprios pés. Depois do banho, recorra a qualquer creme hidratante (existem alguns específicos para combater a fadiga dos pés e pernas) e dedique algum tempo aos seus pés. Eles são uma parte importantíssima do corpo e sofrem bastante com o peso e o ritmo frenético do quotidiano. Uma massagem de 10 minutos faz milagres na redução da fadiga.

Utilize uma bola de ténis

Coloque uma bola de ténis entre as suas costas e uma parede e movimente-se de forma a fazer a bola rolar até aos pontos onde sente maior tensão. De seguida faça a bola rolar até à zona dos ombros e pescoço e aproveite a sensação de relaxamento que este exercício proporciona.

Anote tudo num caderno

O cansaço físico é resultado muitas vezes de querer fazer tudo e chegar a todo o lado, sem conseguir organizar-se. Embora esta técnica não seja propriamente uma técnica de relaxamento, vai ajudá-lo em muito a diminuir o cansaço. Aponte as suas preocupações e os seus compromissos num caderno. Faça também listas de tarefas quando tiver várias para o mesmo dia ou semana e atribua-lhes determinado tempo para serem realizadas. Ter tudo apontado e organizado, evita que tenha de se lembrar de tudo, tirando-lhe um peso de cima, e vai facilitar o seu dia a dia, diminuindo os níveis de fadiga física e psicológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *