Técnicas de Relaxamento

Técnicas de Relaxamento

As técnicas de relaxamento são um método de intervenção psicológica que tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento físico e mental, ou seja, não só o relaxar o corpo mas também a atingir um estado de tranquilidade e equilíbrio emocional.

As principais técnicas de Relaxamento

Técnica de relaxamento progressivo

Esta técnica foi desenvolvida por Edmund Jacobson, médico americano, e consiste na contração e descontração de diversos grupos musculares, de forma e atingir um estado de relaxamento mental. Os diversos grupos musculares são faseadamente contraídos durante alguns segundos e de seguida relaxados, enquanto a atenção do indivíduo é centrada nas sensações ligadas à tensão e descontração dos músculos. Através da perceção corporal e do relaxamento progressivo dos músculos, o indivíduo atinge um estado de relaxamento mental.

Relaxamento autógeno

Esta forma de relaxamento foi desenvolvida pelo alemão Johannes Heinrich Schultz na década de 60 e tem como objetivo a tranquilização interna e o autocontrolo de modo a diminuir fatores externos responsáveis por stresse e ansiedade no indivíduo. É uma técnica que se pratica individualmente ou em pequenos grupos sob a orientação de um professor e que consiste em atribuir sensações de peso e de calor às diferentes partes do corpo ao mesmo tempo que se foca na sensação de tranquilidade. Após alguma sessões, o praticante deve ser capaz a modificar a forma como passa por situações de stresse, conseguindo acalmar-se por si próprio.

Visualização

Como técnica de relaxamento, a visualização, não pressupõe necessariamente a existência de imagens reais. Baseia-se sim na capacidade da mente de desenvolver pensamentos, imagens, memórias e emoções, que embora sejam imaginários, conseguem provocar alterações no organismo, nomeadamente no sistema nervoso central. Apesar de contestada por alguns, a visualização pode ser responsável por aumentar a resistência imunológica a doenças. Ou seja a visualização do processo de cura, desperta sentimentos positivos e sensações de bem-estar.

Ouvir música

Os sons e melodias desempenham um papel importante na vida dos seres humanos e podem ser úteis como meio para atingir o relaxamento. Não é por acaso que a maioria das técnicas de relaxamento utilizam melodias calmas como complemento durante a prática. Mas a música só por si pode ser vista como uma técnica de relaxamento.

Yoga

O yoga é uma prática milenar que permite um bem-estar físico e emocional ao mesmo tempo que fortalece os músculos, melhora o equilíbrio e a concentração e reduz significativamente os níveis de stresse e ansiedade. No geral esta prática permite um aumento da autoestima e do bem-estar, respeitando o ritmo e a evolução de cada um.

Tai-chi

O Tai Chi Chuan (vulgarmente chamado de Tai-chi) é uma arte marcial chinesa, também reconhecida como uma forma de meditação em movimento. O tai-chi pratica-se com suavidade para desenvolver a força e, embora não pareça, exige um intenso trabalho a nível físico e mental. O objetivo da prática é encontrar a harmonia perfeita entre as forças da mente e do corpo e contribuir para a harmonia do praticante, daí ser considerado uma excelente técnica de relaxamento.

Auto-hipnose

Como o nome indica, esta técnica traduz-se na capacidade de alguém aplicar a hipnose a si próprio. Embora polémica, esta técnica pode ajudar a atingir níveis superiores de bem-estar, através de um relaxamento profundo e de melhorias na qualidade do sono. A melhor forma de entrar no chamado “transe hipnótico” é ser treinado por um especialista na área a aprender a aplicar a técnica a si próprio.

Massagem

As massagens relaxantes além de serem ótimas para a redução do stresse do dia a dia, melhoram também a circulação e podem aliviar eventuais dores musculares. Uma massagem por semana reduz significativamente quadros de stresse permanente e ansiedade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *