Visualização Mental: uma Técnica de Relaxamento

Visualização Mental: uma Técnica de Relaxamento

Uma das técnicas mais eficazes de relaxamento é a visualização mental. Esta faz parte de um processo de meditação/relaxamento em que se visualiza um lugar que nos é querido ou onde nos sentimos bem. Fique a conhecer melhor esta técnica e aprenda a colocá-la em prática.

Como iniciar-se na visualização mental

Estas são algumas das principais regras para poder, pouco a pouco, dominar de forma eficaz a técnica da visualização mental. Quanto mais praticar, antes começará a sentir os seus efeitos positivos.

Criar o ambiente perfeito

O momento ideal para colocar em prática a visualização mental é ao final do dia de trabalho. Claro que esta pode ser posta em prática em qualquer altura do dia, mas regressar a casa e ter este momento só para si, ajuda-o a deixar para trás todos os problemas do trabalho e a preparar um sono mais relaxante e restabelecedor. Diminua a intensidade da luz, crie um ambiente calmo. Sente-se confortavelmente ou deite-se de barriga para cima. A maioria das pessoas prefere deitar-se. O único inconveniente é que, para os iniciantes nesta prática, quando atingem um estado de relaxamento avançado, acabam por adormecer. O objetivo da visualização mental é manter-se consciente do que o rodeia, o corpo relaxado mas a mente acordada. Pode experimentar as duas posições e descobrir com a qual se sente mais confortável.

A respiração

Uma vez na posição escolhida, feche os olhos e deixe-se relaxar. Após alguns segundos, comece a tomar consciência da respiração e concentre-se nesta. Não tenha pressa, demore o tempo que for necessário até conseguir concentrar-se na respiração. Inspire e expire lenta e profundamente. A cada inspiração imagine o ar a preencher os pulmões e cada célula do seu corpo; inspire amor, confiança, felicidade.  A cada expiração, deixe sair as tensões, o stresse, os problemas, o cansaço – enfim, todas as emoções, sensações e sentimentos negativos.  Sinta-se mais relaxado e cada inspiração e mais leve a cada expiração. Demore-se algum tempo nesta etapa. Se conseguir concentrar-se tempo suficiente na respiração, começará a sentir o corpo num relaxamento profundo, uma espécie de formigueiro muito agradável.

Imagine o lugar ideal

Quando estiver num estado de relaxamento avançado, pense num lugar de que goste muito ou imagine um lugar que gostaria de visitar. Pode mesmo ser um lugar imaginário, que não sabe sequer se existe, mas em que se sinta bem. Uma praia, uma floresta, uma montanha… Ou um local da sua infância em que se sentia em segurança e feliz. Imagine todo o trajeto até lá chegar, todas as cores, a luz, os sons, os cheiros e mesmo o gosto. Imagine-se a chegar a este lugar especial e demore-se por lá. É ideal que continue a respirar lenta e profundamente, mas nesta etapa foque-se principalmente nas sensações agradáveis que a ida a este lugar imaginário lhe proporciona. Demore-se nesta etapa o tempo que desejar.

Voltar à realidade

Após alguns minutos neste lugar imaginário, comece a retomar consciência do seu corpo em contacto com o chão. Mexa ligeiramente os braços, as pernas, rode lentamente o pescoço para a esquerda e para a direita, estique os dedos dos pés e das mãos. Volte à realidade de forma suave. Abra os olhos e levanta-se lentamente. Sinta-se relaxado, fresco, cheio de energia e num estado de espírito positivo.

Algumas dicas

A prática da visualização mental pode não resultar na perfeição nas primeiras vezes. Não seja demasiado exigente consigo próprio. Pode começar por tentar apenas por 5 ou 10 minutos e gradualmente ir aumentando o tempo de prática. Pode inicialmente concentrar-se apenas na respiração e quando se sentir confortável e confiante, passar a uma prática mais prolongada que inclui a visualização em si. Acima de tudo respeite os seus ritmos e não desista. Quando dominar a técnica da visualização mental e começar a ver os efeitos positivos desta prática, sentir-se-á mais confiante e com vontade de continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *