É fundamental incentivar as crianças a exercitarem o seu modo de pensar, sentir e expressar. E uma das melhores formas de o fazer é através da música, essa linguagem universal que além de entreter e divertir, promove o desenvolvimento intelectual dos mais pequenos. Conheça os principais benefícios da música na educação infantil enunciados por diversos cientistas, investigadores, neurologistas e psicólogos que se têm debruçado sobre o assunto!
Não deixe de conhecer também os benefícios da música para a saúde!
Melhora a concentração
Como a música favorece ligações entre neurónios na área frontal do cérebro e essa zona está relacionada com processos de memorização e atenção, aprender a tocar um instrumento musical logo na primeira infância desenvolve uma boa memória. E, a partir da prática regular de música, todas as crianças acabam por expandir a sua inteligência musical e desenvolver ambos os lados do cérebro, direito e esquerdo, estimulando simultaneamente as habilidades de linguagem, lógica, compreensão e também as aptidões matemáticas (como veremos mais à frente neste artigo), o que pode ajudar nos estudos.
Promove a criatividade
Os gostos musicais pessoais de cada criança são desenvolvidos com a aprendizagem da música e isso promove o exercício criativo. A perceção de novos sons, silêncios, letras e melodias, por exemplo, aguça a capacidade de apreciar e inspira a capacidade de criar. Este é mais um dos benefícios da música na educação infantil!
Aumenta a autoestima
O ensino da música ajuda as crianças a reconhecerem as suas fraquezas, mas também as ajuda a superarem os seus limites e a ganharem mais autoestima. Por isso, tocar um instrumento musical pode ser uma forma de combater a ansiedade e stress, relaxar, melhorar o humor e ajudar na capacidade de reconhecimento e resolução de problemas, ultrapassando o medo e assumindo riscos o que, claro, aumenta consideravelmente a autoestima.
Desenvolve o raciocínio
Mais benefícios da música na educação infantil? Já aqui falámos sobre a comunicação entre os dois lados do cérebro que é estimulada com o ensino da música. Ou seja, ao desenvolver habilidades musicais, uma criança tem de utilizar múltiplas funções cerebrais (auditivas, cognitivas…) e isso melhora o raciocínio e a capacidade de pensar a matemática e outras áreas disciplinares.
Enriquece culturalmente
O ensino da música leva as crianças a conhecerem uma multiplicidade de estilos musicais que existem no mundo, e isso acaba por ser mais um dos benefícios da música na educação infantil porque pôe os mais pequenos em contacto com outras culturas, países, épocas e lugares.
Amplia a capacidade linguística
E chegámos ao fim da lista dos principais benefícios da música na educação infantil com a reunião do som e linguagem na música que, através de canções, favorece a fixação de novos conceitos e vocábulos, permitindo que as crianças aumentem a sua capacidade interpretativa e linguística. Além disso, muitas canções escritas em poema podem ser utilizadas no estudo da língua portuguesa, com análise de versos e rimas.
Deixe uma resposta