Conhecer o papel do Feng Shui no trabalho é fundamental para aproveitar as energias positivas do ambiente e, assim, não só melhorar a nossa qualidade de vida, mas também aumentar as probabilidades de alcançar o éxito profissional. Atualmente, muitos de nós passamos mais tempo no trabalho do que em casa, por isso é fundamental conhecer esta prática.
Nos tempos que correm onde o stress e o mal estar fazem parte de cada instante das nossas vidas, é fundamental recorrer a técnicas e formas de restabelecer a harmonia dentro de nós e do nosso espaço laboral. Isto pode ser possível com algumas práticas do Feng Shui que convém conhecer.
Porque é que deve aplicar o Feng shui no trabalho?
O Feng Shui pretende transformar o espaço de trabalho num lugar acolhedor, onde vai ser mais agradável trabalhar e relacionar-se com os colegas. Aplicar as regras desta disciplina no escritório pode melhorar a sua atitude perante o trabalho, aumentar a sua concentração e sua criatividade. Pode ainda facilitar a comunicação e cooperação e atrair clientes ou reconhecimento público.
Um dos principais objetivos de aplicar o Feng Shui no trabalho é o facto de que este pode trazer-nos éxito e prosperidade, mas também harmonia ao local de trabalho, fazendo com que trabalhemos com entusiasmo e criatividade. Sendo assim, a organização é a palavra de ordem. Organizar a confusão do espaço laboral é a primeira medida de carácter terapêutico.
Se trabalhamos numa secretária onde impera o caos, a sujidade, montes de objetos e muitas tarefas pendentes sobre a mesa e, se ainda a cadeira onde nos sentamos é instável, ou se estamos instalados num canto escuro onde não circula a energia do Chi, ninguém pode esperar que a prosperidade chegue nestas condições.
Como aplicar o Feng Shui no local de trabalho
O Feng Shui carateriza-se por ser uma corrente milenar oriunda do oriente e que tem o principio de organizar os espaços de forma a ir ao encontro das forças positivas do «Chi». O Chi ou Qui é uma energia que se acredita estar presente em todo o universo e que pode ser atraída às nossas vidas.
Mas para que tal aconteça, o primeiro a fazer é organizar o espaço de trabalho, nomeadamente a disposição dos móveis, dos objectos, o uso adequado das cores, tudo de acordo com as ideias do Feng Shui.
Em ambientes, normalmente stressantes, como o profissional, o Feng Shui pode ser uma grande ajuda para manter o local de trabalho bonito e funcional. Esta corrente defende que um ambiente de trabalho organizado ajuda a melhorar o sucesso empresarial, a criar bem estar e a melhorar as relações com os clientes.
O lugar onde desenvolvemos diariamente a nossa vida profissional necessita por vezes de uma arrumação adequada para deixar fluir a energia a nosso favor. Isto contribuirá enormemente para o nosso bem-estar, na medida em que vai fazer aumentar a nossa produtividade, o éxito e a prosperidade segundo os principios do Feng Shui.
Feng shui no escritório
Tal como a arrumação e a ordem no local de trabalho melhora as relações exteriores e aumenta a produtividade, é também importante que os movéis e prateleiras tenham um lugar fixo, assim será mais fácil manter a ordem e organização.
Certifique-se de que o seu escritório tenha muito espaço de armazenamento. Os armários e prateleiras fechados são geralmente mais vantajosos do que abertos, porque deixam transparecer um ambiente cuidado e limpo.
Móveis rachados, cadeiras que rangem, plantas secas, post-its antigos, restos de papeis do ano passado, não contribuem para criar um bom Feng Shui.
Para minimizar o impacto negativo de aparelhos eléctricos no lugar de trabalho, mantenha alguma distância entre a sua secretária e os dispositivos eletrônicos, como impressoras, fax. Ligue-os apenas quando realmente sejam necessários. Estes dispositivos criam campos electromagnéticos, que podem bloquear o fluir do Qi.
A melhor luz para dar claridade, é que o escritório esteja iluminado pela luz natural do sol. Se não for possível, deve-se optar pela iluminação artificial adequada ao espaço de trabalho.
Para que o Qi (Chi) possa circular por todo o escritório, este deve ser ventilado regularmente. Rajadas de vento trazem ar fresco, no entanto, a entrada constante de vento, não só arrefece o espaço, mas podem levar à perda do Qi. Mantenha as portas e os locais de passagem livres de obstáculos. Assim, o Qi (Chi) flui livremente através de todos os quartos do seu local de trabalho.
Feng shui na secretária
A arrumação é a palavra de ordem no seu local de trabalho. Trabalhar numa secretária desarrumada ou com gavetas atiborradas não é, nem prático, nem agradável. Deve arrumar aquilo que precisa e deitar fora tudo o que já não lhe faz falta, porque estes objetos guardam energias negativas.
A sua secretária deve estar organizada, bem como os documentos que usa para trabalhar. A desarrumação é sinónimo de descuido. Um ambiente de trabalho desarrumado leva à confusão mental, menos produtividade e retraso nas tarefas.
Contrarie esta atitude pondo ordem na sua mes de trabalho. Comece a aplicar o feng shui na secretária onde passa muitas horas. Deixe um espaço entre os objetos, mantendo as gavetas e pastas de documentos fechados e não ocupe a sua mesa com objetos desnecessários, para que a energia do «chi» possa fluir.
Se a secretária está limpa e organizada, vai permitir trabalhar com atenção e descontração, ao mesmo tempo que se sentirá mais inspirado e cheio de recursos, fazendo com que tudo venha naturalmente, tornando-o mais produtivo.
Materiais e formato da secretária
A secretária deve caber no espaço disponível, por isso deve ter um tamanho adequado. Uma secretária pequena carece de hierarquia e não permite trabalhar confortavelmente. Se é muito grande, não vai poder ter as coisas ao alcance da sua mão, fazendo com que perda autoridade e organização.
O melhor materail para a sua secretária é a madeira. É uma das melhores opções, pois transmite força, estabilidade e confiança. As mesas de metal são desaconselháveis pois são condutores de energia, e deixa-nos expostos à ação negativa da radiação ambiental. Mesas de vidro transmitem transparência, agilidade mental e flexibilidade, mas devem ser combinadas com madeira.
A forma da secretária é outro aspecto a ter em conta. As secretárias com forma rectangular promovem a concentração, ideal para escritórios compartilhados. Uma mesa circular é ideal em salas onde se faz reuniões em equipe para gerar novas ideias. A forma curva em U é muito propícia para a concentração, já que a energia flui para quem está sentado na parte interior da curva. As pessoas sentadas do lado de fora da curva são atraídos para este ponto de energia, que lhes ajuda a manter a atenção.
As secretárias ou mesas com esquinas arredondadas são a melhor opção, porque deixam fluir a energia positiva do Chi favorecendo a criatividade, também são muito adequadas as mesas com forma de rim porque segue as curvas naturais do corpo humano.
Os cantos e esquinas de uma mesa ou secretária virados para si são, segundo o Feng Shui um aspecto desfavorável. Coloque a sua mesa de forma que nenhum dos cantos apontem para si, ou evite os cantos mudando a posição do seu corpo.
Posição da mesa no local de trabalho
Uma exigência fundamental do Feng Shui é ter as costas protegidas. Por isso deve ficar sentado de costas viradas para uma parede e nunca para uma porta.
Uma parede atrás das nossas costas dá-nos proteção, por que assim temos todo o espaço do local de trabalho baixo visão, o que impede surpresas repentinas. Poder ver as janelas e as portas, dá uma sensação de segurança, pois assim podemos controlar quem entra ou sai do escritório.
Esta situação protege-nos contra traições, imprevistos e até mesmo de intrigas. Ter garantida uma ampla visão do lugar de trabalho é fundamental para desenvolver plenamente a nossa criatividade e o engenho. Se colocar uma foto com montanhas na parede que fica atrás das suas costas, vai reforçar o efeito do Chi, que é o que nos dá proteção.
A posição da mesa no trabalho, nem sempre depende de nós. Quem não pode escolher o lugar onde deve estar a secretária e, não tem outro remédio que sentar-se de costas para a porta, a colocação de pequenos espelhos sobre a mesa pode ajudar.
Assim pelo menos tem de frente a visão do espaço da porta, mesmo que seja através da imagem refletida no espelho. Se tem de estar sentado de costas para uma janela e não pode mudar de lugar, esta deve ter cortinas e as costas da cadeira devem ser altas e firmes.
Plantas no escritório segundo o Feng Shui
Colocar plantas no local de trabalho, segundo a corrente do Feng Shui ajuda-nos a manter o contacto constante com a Natureza. As plantas verdes, são particularmente úteis para potenciar o nosso poder criativo, pois estimulam a criatividade e a produção de novas ideias.
Na prática do Feng Shui, ter plantas nos cantos da sala influi positivamente sobre o fluir do chi, contribuindo para criar mais espaços de energia. Além disso as plantas verdes ajudam a filtrar o ar reduzindo a contaminação e renovando o ar estagnado.
Cores no Feng Shui no local de trabalho
As cores no Feng Shui desempenham um papel fundamental. Umas proporcionam harmonia e bem-estar, mas algumas, se usadas incorretamente, podem causar inquietação e nervosismo. Por isso a escolha das cores para o local de trabalho segundo o Feng Shui pode requerer da ajuda de um especialista.
Mas em geral, deve-se escolher cores suaves que não sejam imponentes e dominantes. As cores demasiado fortes podem ter um efeito negativo em determinadas circunstâncias sobre a capacidade de concentração. O mesmo se aplica à tinta e ao papel de parede com padrões chamativos e irritantes.
As cores quando bem escolhidas contribuem para o bem-estar tornando o seu trabalho mais produtivo. De acordo com o seu trabalho, pode escolher para o seu escritório as cores correctas segundo os fins que pretende: estimular a sua criatividade, aumentar a sua relação com os outros, melhorar a comunicação, ou analisar estratégias de negócios, são alguns exemplos.
Em linhas gerais este é o significado de algumas das cores no Feng Shui:
- Comunicação: cores tons terracota;
- Gerar novas ideias: tons verdes pálidos;
- Transmitir emoções de tranquilidade e calma: tons azuis;
- Alegrar o trabalho repetitivo: tons laranja e amarelo;
- Incentivar a concentração e atividade mental: branco;
- Transmitir confiança e estabilidade: cores naturais e bege;
- Outorgar um ar de sofisticação ao lugar de trabalho: tons cinzentos.
Objectos de decoração no local de trabalho
Segundo o Feng Shui pode usar objetos de decoração no seu local de trabalho, mas não encha a secretária com muitos objectos, porque é contra as regras do Feng Shui. Estes são os que pode escolher:
- Buda sorridente: a sua presença leva ao desejo de desfrutar da existência como uma viagem sábia e tranquila.
- Tsai Shen Yeh: é um dos deuses chineses de riqueza, traz riqueza e proteção.
- Pedra amatista: ajuda a transformar a energia negativa em positiva.
- Rã de três pernas: o Chan Chu significa sapo ou rã do dinheiro. Tradicionalmente é um sapo com uma moeda na boca, sentado numa cama de moedas ou barras de ouro. Está associado à boa sorte, saúde e prosperidade.
- Troféus, medalhas, diplomas: este tipo de objetos pessoais colocados na mesa ou em alguma prateleira com moderação, ajudam a estimular a auto-percepção positiva sobre as nossas capacidades, realizações e metas.
Como vê a aplicação do Feng Shui no trabalho vai contribuir em grande medida para o seu bem-estar e tornar a sua profissão mais aliciante, já para não dizer que até pode levar a sua empresa ao sucesso.
Deixe uma resposta