Há várias formas de meditar que lhe vamos dar a conhecer e que podem constituir o primeiro passo se nunca experimentou esta prática. Também pode representar uma continuidade para quem já pratica e pretende saber outras formas.
Meditação é uma prática em que se recorre a técnicas para focar a mente e libertar-se de tudo o que acontece à volta. O foco está no momento presente, no aqui e no agora. Pode recorrer-se a um objeto, respiração ou pensamento para conseguir esse foco.
Meditar é saudável
Há vários estudos científicos que confirmam os benefícios de meditar e apresentam mudanças em áreas cerebrais com a sua prática. Atenção e concentração são efetivamente capacidades que saem desenvolvidas com a meditação. Mas paz interior, clareza emocional, capacidade de tomar decisões com mais facilidade são outros benefícios de meditar, sendo ainda uma poderosa arma para aliviar o stress.
E se nunca experimentou esta prática não se agarre a ideias como “não é para mim”, “só os monges conseguem meditar” porque isso são mitos.
O tempo que dedica à meditação é definido por si, pode ser 5 minutos, pode ser 20 minutos. Depende do tempo que se tem. Ajustar a prática à sua vida e ao seu tempo é o mais prático.
Pode ter os olhos abertos ou fechados, conforme preferir e lhe for mais confortável. Sempre que os pensamentos surgirem tome consciência deles e volte a focar-se no seu objeto, respiração… Veja então várias formas de meditar!
Meditação com base na respiração
A forma mais simples de iniciar-se na meditação passo a passo é sentar-se confortavelmente e concentrar-se na sua respiração. Concentre-se no movimento da inspiração, em todos os movimentos efetuados pelo seu aparelho respiratório. Preste atenção ao ar que entra e como a barriga sobe e desce ao inspirar e expirar.
Siga assim, todo o percurso do movimento da inspiração e expiração e repita as vezes que quiser, mantendo sempre o foco na respiração durante a meditação.
Quando os pensamentos vagam, simplesmente volte a sua atenção para a respiração. É natural que os pensamentos surjam em qualquer uma das formas de meditar. Não tente avaliá-los, apenas deixe-os ir e depois dedique-se à respiração novamente.
Meditar com um mantra
Outra forma de meditar é aquela feita com a repetição de um mantra, a chamada meditação transcendental. O objetivo da meditação transcendental é levar a mente a alcançar um estado de profunda calma através da repetição de um mantra. Pode ser um mantra pessoal ou um já existente como o Om Ham.
Os mantras são portanto, sons, palavras ou uma frase que não têm por que ter um significado próprio. O seu objetivo é manter a atenção da pessoa focada na sua entoação, de modo a impedir o fluxo de pensamentos. Isto permite que a mente e o corpo estejam num estado de calma profunda, propício ao bem estar.
Esta forma de meditar com um mantra é muito simples: sente-se, feche os olhos e repita um som ou uma palavra da sua escolha.
Meditação guiada
Outra forma de meditar é recorrer a um professor, um CD ou vídeos de meditação guiada em português, que estão disponíveis gratuitamente no Youtube. Como o próprio nome indica, uma voz guiará a sua mente, tornando este processo mais fácil, sobretudo para principiantes.
Todas as meditações guiadas são para o seu bem estar. Não importa o que o preocupa, ou se precisa superar as dificuldades ou apenas quer relaxar. Há uma meditação guiada para diferentes ocasiões. Veja o link acima dado e descubra qual é a melhor para si.
Meditação a caminhar pela natureza
Seja no campo, nas montanhas ou até num parque da cidade, foque-se na beleza da natureza que rodeia o seu percurso, foque-se no seu corpo, na sua respiração. Sinta os pés no chão a cada passada, apure os seus órgãos dos sentidos…
A sua atenção deve estar focada nos movimentos do seu corpo, mas especialmente na sua respiração, nos sons, nas sensações e no comtemplar. Deixe para o fim da caminhada decisões como o que fazer para o jantar, que decisão tomar no trabalho, etc…
Outras formas de meditar
Aproveite para fazer meditação nas suas rotinas do dia a dia. Se não tem tempo para acrescentar a meditação na sua agenda ou não deseja por agora tomar essa decisão, pode optar por meditar em qualquer atividade do seu dia. Lavar os dentes pode ser uma delas. Foque-se no movimento das mãos, no cheiro e sabor da pasta, na rigidez da escova de dentes, se for o caso, em cada dente que é lavado…
Aproveite todas as oportunidades. Se perdeu o autocarro e tem de esperar 10 minutos pelo próximo, aproveite este tempo e medite fazendo uma respiração consciente, quer esteja de pé, sentado ou andando. O objetivo é bloquear todo o ruído à sua volta e concentrar-se apenas na respiração – inspire e expire lentamente por alguns minutos.
Depois de conhecer as várias formas de meditar, agora tudo o que precisa fazer é começar. Dedicar 10 minutos da nossa vida quotidiana à meditação promove a saúde, fortalece os relacionamentos, aumenta a concentração, relaxa e faz-nos feliz.
Deixe uma resposta