A reflexologia podal baseia-se no principio de que cada órgão interno do corpo está representado na planta dos pés por meio de terminações nervosas. Sendo assim, a massagem de reflexologia podal vai estimular esses pontos na planta dos pés através de massagens e a energia será desbloqueada e volta novamente a fluir, condição essencial para restabelecer a saúde e o bem estar físico e psíquico.
Origem e história da reflexologia podal
A arte de curar por meio da reflexologia podal vem sendo praticada na China e no Japão há milhares de anos. Desde sempre havia na Ásia a ideia da existência de uma energia cósmica que circulava no corpo humano. Por isso quando o corpo era alvo de tensões e stress, esta energia era bloqueada e originava a doença.
Por meio de massagens de reflexologia o corpo libertava-se desses bloqueios e tensões e, desta maneira, a energia vital voltava novamente a circular, restabelecendo o equilíbrio do corpo e da mente
Reflexologia podal – para libertar tensões
Segundo a reflexologia na planta dos pés estão representados todos os órgãos do corpo e ao estimular essas áreas através de massagens em pontos específicos dos pés, pode-se aliviar a dor, eliminar toxinas, corrigir distúrbios de saúde e prevenir certas doenças. Um efeito imediato das massagens é o estado de profundo de relaxamento por todo o corpo, que é acompanhado da sensação de bem-estar físico e paz interior.
Com é feita uma massagem de reflexologia podal

Em reflexologia, a massagem é feita numa zona específica da planta do pé que corresponde ao órgão afetado. O terapeuta exerce movimentos de pressão lentos e suaves com o dedo polegar nos pontos específicos na planta do pé correspondentes à área do corpo a tratar.
A imagem acima mostra o mapa dos pés de reflexologia podal e todas as zonas do corpo estão refletidas na sola do pé. A intensidade da pressão é cuidadosamente aumentada até a pessoa sentir um efeito profundamente agradável e relaxante por todo o corpo. Em seguida, a pressão exercida reduz-se lentamente. Com esta técnica, cada milimetro da planta do pé será minuciosamente massajado.
Nos pontos difíceis de alcançar com o polegar, como os espaços entre os dedos dos pés ou pontos de reflexo muito diminutos, o terapeuta usa as pontas dos dedos em movimentos circulares e constantes na direção do ponto a tratar.
Os benefícios da reflexologia podal
A Reflexologia tem demonstrado ser bastante útil, no tratamento de alguns problemas de saúde, em particular, no combate à fadiga e ao stress, na media em que induz um efeito de relaxamento rápido. Ao estimular a circulação sanguínea e a drenagem linfática, pode favorecer o alívio ou até mesmo a cura de certas doenças, como as dores de cabeça, dores nas costas e a dor em geral e aumenta a resistência do sistema imunitário.
Também tem mostrado bons resultados no tratamento da flatulência, bem como alergias, problemas circulatórios, dores musculares e problemas menstruais. Em determinadas circunstâncias, pode também não sortir nenhum efeito, ou seja, quando há problemas de saúde graves. No entanto, pode reduzir os sintomas.
O que deve esperar de uma sessão de reflexologia?
Um primeiro passo, se decide usufruir das massagens de reflexologia podal é encontrar um profissional qualificado, pois só ele domina esta técnica, mediante a qual pode aplicar a pressão necessária e ideal nas áreas e zonas do pé que correspondem ao problema a tratar. Há tratamentos que necessitam várias sessões de reflexologia antes de notar qualquer melhoria.
As massagens de reflexologia espaçadas, realizadas a cada quanto tempo, podem ajudar a melhorar o bem-estar, mas para resolver problemas de saúde mais graves como no caso de doenças crónicas são necessárias várias sessões consecutivas de massagens podais para que o tratamento surta efeito.
Deixe uma resposta