Inspirar e expirar são ações de tal forma automáticas que mal damos por elas. Mas ainda que o negligenciemos, o ato de respirar tem uma importância fundamental no nossa saúde e bem-estar. Por essa razão, são muitos os médicos que aconselham a prática de exercícios respiratórios como tratamento de ansiedade, stresse e até hipertensão. Saiba como respirar corretamente e os seus benefícios para a sua saúde.
Como respirar corretamente
A maioria dos adultos não respira corretamente, pois utiliza muito pouca da capacidade dos pulmões. Em bebés enchemos os pulmões em quase toda a sua extensão, mas ao crescermos deixamos de o fazer. Para voltar a respirar corretamente vai precisar de alguma paciência, pois é possível que esteja de tal forma habituado a fazê-lo de forma incorreta, que demore algum tempo até conseguir acertar na técnica correta.
Uma boa respiração é de extrema importância para o bem-estar de qualquer pessoa, pois quem respira mal, inconscientemente estará a gerar tensão mental e física que se traduz em implicações para a saúde, como cansaço, stress, tensão, ansiedade, perda de energia etc.
Como é o processo de respiração
A respiração é um processo automático nos seres humanos que é primordial para a vida e consiste em 4 fases:
- Inspirar
- Pulmões cheios de ar
- Expirar
- Pulmões vazios
O processo de respirar permite aos pulmões encher todo o corpo de oxigénio e libertar dióxido de carbono. Embora seja um acto mecânico, se houver cuidado na prática de uma boa respiração, utilizando toda a capacidade pulmonar e o diafragma, esta terá um efeito altamente benéfico no corpo e bem-estar geral. Por isso é preciso saber respirar corretamente. Fique já a saber como respirar melhor:
Respire pelo nariz
Repirar pelo nariz ─ a respiração nasal ─ , não só filtra o ar de impurezas, mas também aquece o ar para que não chegue aos pulmões, nem frio nem quente.
Respire com o abdómen
Muitas pessoas respiram de forma rápida e superficial abrangendo sómente o tórax (zona do peito), o que significa que absorvem pouco oxigénio e não libertam os pulmões de todo o ar residual. Respirar de forma correta passa por fazer a respiração abdominal, conhecida também como respiração diafragmática. Respire através do abdómen e sinta como o diafragma vai para baixo.
Respire devagar e profundamente
Se respirar lentamente o corpo absorve mais oxigénio e liberta dióxido de carbono. Além disso a respiração profunda ajuda a acalmar a mente e tem um efeito positivo no nosso bem estar. A prática da respiração profunda requer mais tempo frente à respiração curta e rápida. É necessário que pratique durante alguns dias até aprender a respirar de forma adequada.
Expire completamente o ar
Depois de inspirar profundamente, deve depois esvaziar todo o ar residual dos pulmões para libertar o dióxido de carbono, além disso, a sensação de relaxamento é logo imediata. Para garantir uma boa expiração, no momento que esvazia o ar dos pulmões, puxe o umbigo em direção às costas. Este truque simples ajudará a ter depois uma inspiração profunda.
Exercício para respirar corretamente
Se até agora fazia uma respiração ao nível do torax que era curta e rápida, agora, ao mudar para uma respiração profunda, precisa de praticar:
- Num lugar silencioso, pode deitar-se de barriga para cima, de forma a ter mais consciência do percurso do ar.
- Relaxe e inspire lentamente, enchendo o abdómen, passando pela região das costelas e por fim o tórax.
- Para expirar, faça o processo inverso, esvaziando primeiro o tórax e por fim o abdómen.
- Siga os movimentos do corpo, tome consciência deles e sinta-se relaxar.
Após alguma prática, respirar bem torna-se um processo natural do qual não se vai dar conta. Notará como o seu corpo terá mais energia e descobrirá ainda muitos mais benefícios da respiração.
Depois de algum tempo o seu corpo irá habituar-se a esta nova maneira correta e consciente de respirar.
Benefícios de respirar bem
A nível físico, todo o organismo funcionará melhor e a nível psicológico e emocional os benefícios são ainda mais surpreendentes:
Coração saudável: os músculos cardíacos necessitam de fazer menos esforço e estão mais relaxados. Também a densidade do sangue diminui e baixa a pressão sanguínea, proporcionando maiores níveis de bem-estar ao indivíduo.
Cérebro em plenas funções: a entrada correta do oxigénio no organismo preserva as funções cognitivas. A respiração correta e de forma ritmada envia sinais ao sistema nervoso central que são transformados em reações de relaxamento e tranquilidade.
Redução do stresse e da ansiedade: alguns exercícios respiratórios diários podem fazer milagres na redução de quadros de stresse e ansiedade. Reserve cinco minutos do seu dia, de manhã ou ao deitar, para relaxar e se concentrar na sua respiração, enchendo bem os pulmões e expirando até os esvaziar. Foque todos os seus pensamentos na inspiração e expiração, ouça o som do ar a circular e relaxe.
Corpo saudável e pele radiante: aprender a respirar corretamente permite uma melhor oxigenação dos tecidos e isso vê-se na pele, que se torna mais luminosa. Com exercícios respiratórios diários aumenta a quantidade de antioxidantes no organismo, responsáveis pelo atraso no envelhecimento das células.
Menos insónias e perturbações do sono: a prática de exercícios respiratórios antes de dormir, melhora em muito a qualidade do sono. As noites tornam-se mais tranquilas e os tecidos e as células têm oportunidade de se regenerar. Como o descanso noturno é adequado, os dias começam com mais energia e de forma mais positiva.
Respirar é uma das coisas mais importantes para viver uma vida saudável e equilibrada. Por isso dedique-lhe tempo e comece desde já a praticar uma boa respiração!
Leia também, praticar a respiração para reduzir o stresse.
Deixe uma resposta