O pescoço é sem dúvida uma das zonas mais afetada pelo stresse e cansaço do dia a dia. Mas há pequenos gestos que pode por em prática para aliviar o desconforto e relaxar os músculos do pescoço, de modo a aumentar o seu próprio bem-estar.
As causas da tensão no pescoço são muito diversas, a má postura ou o fato de estar muito tempo em pé ou sentado faz com que os músculos do pescoço fiquem sobrecarregados e tensos. Além disso, o stress pode ser um fator desencadeante deste mal estar, bem como correntes de ar e obesidade, podem ser algumas das causas da tensão no pescoço.
Sugestões para relaxar os músculos do pescoço
Saco de água quente: Quando sentir os músculos do pescoço tensos, a primeira coisa a fazer é colocar um saco de água quente. O calor promove a dilatação dos vasos e melhora a circulação sanguínea nessa zona, aliviando o mal-estar. Caso não tenha um saco de água quente à mão, tome um duche quente e deixe a água correr durante alguns minutos sobre a zona dos ombros e pescoço.
Alongamentos: outra forma de relaxar os músculos do pescoço é fazer alongamentos. Tente aproximar ao máximo o queixo do peito durante 15 segundos. De seguida coloque a cabeça para trás, também o máximo que conseguir e mantenha-se nessa posição durante 15 segundos. Por fim, dê atenção aos músculos laterais, tentando pousar a cabeça sobre o ombro direito e depois sobre o ombro esquerdo, permanecendo na posição por 15 segundos.
Refaça a sequência de alongamentos. A ideia é relaxar, por isso opte por movimentos ligeiros e não ultrapasse os seus limites. Esforçar demasiado pode ter consequências negativas e aumentar o desconforto. Estes exercícios para relaxar o pescoço, quando praticados com moderação, ajudam a alongar todos os músculos da zona do pescoço, diminuindo a tensão muscular e o incómodo sentido.
Auto-massagem: como complemento dos alongamentos, pode aplicar pequenas massagens a si próprio para alivaiar as dores no pescoço. Com quatro dedos (o polegar fica de fora) aplique pequenos movimentos circulares nas laterias e parte de trás do pescoço. Mais uma vez mantenha a moderação e não exerça demasiada pressão com as mãos, pois pode ser prejudicial.
Alterações no dia a dia: se sente com frequência desconforto nos músculos do pescoço, experimente mudar de almofada. Opte por uma que se adapte ao formato do pescoço para que a cabeça não fique colocada muito acima ou muito abaixo da linha da coluna.
Exercício físico: quando praticado de forma equilibrada pode também prevenir a tensão muscular no pescoço e na nuca. Porque, não só vai fotalecer como ajudar a descontrair esta parte do corpo. O mais recomendado são: natação, ciclismo e caminhadas.
Redução do stress: quem sofre de tensão no pescoço, costuma estar sobre uma forte carga psíquica e sobrecarregado. É importante relaxar de forma regular para tornar-se mais resistente ao stress. Além das atividades deportivas também as técnicas de relaxamento ajudam a aliviar a tensão. Estas incluem o treino autogénico, relaxamento muscular progressivo de Jacobson e yoga.
Além destes exercícios para relaxar os músculos do pescoço, pode até experimentar dormir sem almofada, se se sentir mais confortável. Além disso, não carregue muito peso no dia a dia. As senhoras, principalmente, têm tendência a ter malas de ombro pesadas, o que pode causar tensão muscular no pescoço. Leve consigo apenas o necessário.
Por fim lembre-se que, quando tiver de se baixar para apanhar algum objeto do chão, opte por agachar-se: flita as pernas e mantenha a coluna direita em vez de se dobrar. Estes pequenos gestos farão toda a diferença no bem-estar do seu pescoço.
Deixe uma resposta