O stress é perturbador e pode acabar com o nosso bem-estar e até mesmo com a saúde. Nem sempre é possível evitá-lo, por isso é importante aprender a reduzir ao mínimo este fardo. Fique a conhecer as nossas dicas para aliviar o stress que a ajudarão a recuperar a tranquilidade no dia a dia e a ter uma vida mais relaxada.
O stress é para muitas pessoas uma situação constante nas suas vidas. Mas, para reduzir o stress, nem sempre temos que ir a uma sessão de ioga. Muitos pequenos truques podem ajudar-nos a gerir melhor o stress e a criar o nosso oásis de relaxamento dentro das nossas agitadas vidas.
Dicas para aliviar o stress da sua vida
1. Reduza o stress com a meditação
A meditação ajuda a relaxar e descontrair. Portanto, basta realizar exercícios de relaxamento e várias técnicas de respiração por alguns minutos todos os dias, a fim de reduzir significativamente os níveis de stress. Ao final do dia, retire-se, sente-se ou deite-se confortavelmente, feche os olhos e durante uns minutos concentre-se apenas na sua respiração. Meditar diariamente é uma das melhores formas de aliviar o stress acumulado.
2. Procure um amiga/o
Guardar os problemas para si não é saudável. Procure um amigo/a que que escute sem julgar e que a possa talvez aconselhar ou ajudar a encontrar soluções. Mesmo que não resolva o problema, só o facto de o partilhar com alguém, já ajuda a meter tudo em perspetiva.
3. Organize-se
Tanto a casa como o ambiente de trabalho, ter as coisas minimamente em ordem é fundamental para diminuir os níveis de stress. Chegar a casa depois de um dia complicado no trabalho e encontrar a casa limpa e organizada que convida a sentar, deitar e relaxar é, sem dúvida, uma ótima poção anti-stress.
4. Chegue a horas
Uma das maiores fonte de stress é estar sempre atrasada e a correr para todo o lado. De manhã acorde um pouco mais cedo e tenha tempo para se preparar calmamente, tomar o pequeno-almoço e sair de casa de forma a chegar ao trabalho a horas. Pode perder 20 minutos de sono, mas terá um dia menos stressante.
5. Tome o pequeno-almoço
começar o dia com um bom pequeno-almoço diminuirá as hipóteses de sentir dores de cabeça, irritabilidade ou falta de energia. Não é por acaso que se diz que é a refeição mais importante do dia. Faça do pequeno-almoço um hábito contra o stresse.
6. Faça exercício
O exercício é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o stress e relaxar. O movimento faz o corpo libertar seratonina, a chamada hormona da felicidade. E, ao mesmo tempo, o cortisol, a hormona do stress, é reduzida.
Se não é adepta de ginásios, pode simplesmente fazer caminhadas diárias de 30 minutos ou fazer alongamentos em casa. O exercício tem o poder de aliviar tensões, e se o fizer com companhia, os resultados são ainda melhores. Convide uma amiga para uma caminhada ao final do dia.
7. Saia e divirta-se
Há poucas coisas mais animadoras que uma saída com amigas. Um jantar ou uma ida a um bar e muita conversa de mulheres, resultam em algumas horas de descontração em que o stresse não se atreve a entrar. Acredite que depois de uma saída de amigas se vai sentir muito mais animada e dará menos importância aos seus problemas.
8. Rir, mesmo sem vontade
Rir é bom a nível emocional e mental, ajuda a relaxar os músculos e a aliviar o stress ao baixar os níveis das hormonas do stress, a adrenalina e o cortisol. Não é à toa que existe mesmo a terapia do riso com resultados surpreendentes. Saia e divirta-se, veja uma comédia ou leia um livro para rir. Não tem vontade de rir! Não importa, rir sem vontade ou fingir (ah ah ah – ih ih ih – oh oh oh…), tem o mesmo efeito.
9. Feche os olhos e conte até 10
Em momentos de maior pressão. Por vezes é necessário fazer uma pausa e abstrair-se do resto do mundo. Fecho os olhos, respire fundo e conte calmamente até dez. Pense em coisas boas: nas férias que tem planeadas, na visita de uma amiga ou num jantar romântico que tem para essa noite. Se ainda não conhece a prática a visualização mental, é o momento de começar nesta técnica de relaxamento.
10. Vá às compras
Ao fim de um dia complicado no trabalho, permita-se uma ida às compras. Não precisa de fazer grandes extravagâncias, o facto de passar por algumas lojas, mesmo sem comprar, já é um poderoso anti-stressante para a mente feminina. Mas claro, se puder, compre qualquer coisinha, por pequena que seja, fará maravilhas pelo seu humor.
11. Respiração profunda para reduzir o stress
Inspire e expire pelo nariz. A sua respiração deve fluir normalmente e sem esforço. Ao inspirar, conte até 5 (5 segundos) e depois expire novamente. Aumente lentamente a 7, 8, 9 e 10 segundos. O objetivo do exercício respiratório é inspirar apenas 3-4 vezes por minuto. É um dos exercícios de ação mais rápida para encontrar a harmonia e paz interior. Faça 2 a 3 vezes por dia durante 3 minutos, para começar logo a ver resultados.
12. Durma bem
O stress constante rouba-nos horas de sono. Além disso, a qualidade do sono é pior. Quem dorme muito pouco a longo prazo prejudica a sua saúde e está mais propenso ao stress, isto porque a falta de sono provoca o aumento da hormona do stress, o cortisol. Além disso, o corpo também tem menos tempo para se regenerar. Procure dormir 7 a 8 horas de sono e aproveite o fim de semana para dormir mais. Veja como relaxar para dormir bem.
Tomar uma chávena de chá é um gesto aconchegante. Portanto, um chá quente também é adequado para aliviar o stress. Além da variedade do chá a escolher, a maneira como o bebe é também importante: um chá bebido com pressa, dificilmente proporcionará relaxamento. Reserve alguns minutos para sentar-se confortavelmente no sofá e apreciar esta bebida quente de uma maneira consciente. Chá de erva-cidreira, lavanda ou mistura de ervas relaxantes, são ideais para relaxar.
14. Diga não
Aprenda também a dizer “não” aos outros e “sim” a si mesmo. Priorize a sua vida e, portanto, cuide mais de si mesmo. E lembre-se, quanto mais você diz não, mais forte é o seu “sim”, quando o tenha que dar a quem realmente o necessite.
Nas nossas vidas os momentos de stress são uma constante difícil de evitar, a pressão do trabalho, os afazeres de casa, a família…, mas não se deixe abater e utilize alguma destas dicas para reduzir o stress ao mais mínimo possível, que iram ajudar a enfrentar a vida de uma forma mais relaxada.
Deixe uma resposta