A meditação com mantras é simples e bastante adequada para principiantes. Tal como o nome indica, esta técnica de meditação utiliza um poderoso mantra que vai ajudar no processo meditativo. A técnica consiste em repetir uma palavra para acalmar a mente e abstrair-se dos pensamentos.
Meditar com um mantra é muito fácil de praticar, só precisa de se concentrar em “algo” na mente. Neste caso, esse “algo” é um mantra, ou seja, uma palavra já existente como o bem conhecido OM, ou alguma frase improvisada por si, mas adequada ao momento. Continue a ler para ficar a saber um pouco mais sobre os mantras.
O que são Mantras e para que servem?
O mantra é uma palavra ou uma frase em sânscrito – a língua antiga e sagrada do hinduísmo e budismo tântrico – que deve ser recitado várias vezes para alcançar um objetivo. Também pode ser definido como um som ou combinação de palavras para cultivar a atenção plena e serenar a mente.
Os mantras são utilizados principalmente na prática da meditação e ioga, já que ajudam a desviar a atenção da vida quotidiana e a afastar os pensamentos e preocupações. A sua repetição acalma a mente e promove o relaxamento profundo e o equilíbrio interior.
Na meditação com mantras, a mente repete um mantra para evitar concentrar-se nos pensamentos. Claro que os pensamentos vêm e vão, isso é inevitável, mas não se detenha neles, nem lhes preste atenção. Repita o mantra de forma natural, mas mantenha-se indiferente aos pensamentos. Imagine que são nuvens que passam e não se debruce a analisa-los, apenas deixe-os que passem e não lhes de importância.
A entoação de mantras ajuda a focar a atenção no ouvir do seu som. Quando se encontrar distraído em pensamentos volte à repetição do mantra. Pode também servir de ajuda, e até conveniente, inspirar e expirar na meditação. Se quer descobrir a meditação, o mantra OM e também o So Hum são ótimos para começar.
Meditação com o mantra OM
O som OM, que é pronunciado AUM, é o mantra mais curto, uma única sílaba sagrada, que corresponde ao som da vibração original do Universo. Muitas vezes é apresentado simbolicamente como a alma do mundo. O som OM está firmemente enraizado em muitas crenças e filosofias. No hinduísmo, é considerado o mais sagrado de todos os mantras. Portanto, este som também está contido em muitos outros mantras com mais de uma palavra.
Sendo assim, a repetição do mantra OM é a mais conhecida e permite ao meditador focar a atenção neste som para abstrair os pensamentos.
Sente-se num lugar calmo e silencioso que não seja incomodado por ninguém, nem ruídos. Repita o mantra OM (AUM…AUM…AUM…) várias vezes durante alguns minutos. Se não quer, não tem de dizer em voz alta, apenas diga para si próprio mentalmente ou baixinho. Se quiser pode acompanhar o mantra com a sua respiração. Veja como combinar as várias opções com a inspiração e/ou expiração.
Opções de respiração para meditar com um mantra:
Repita o OM ao inspirar e novamente ao expirar. O mesmo se aplica se utilizar um mantra com mais de uma palavra, repita-o ao inalar e volte a repeti-lo ao exalar.
Entoar apenas durante expiração (é mais fácil): inspire sem entoar nenhum som e repita o mantra ao expirar. Sendo assim, respire profundamente e expire devagar, entoando o AAAAAAAA, depois o UUUUUUUUUU e depois o MMMMMMMM…
Sem prestar atenção à respiração: concentre-se apenas no mantra, sem prestar atenção à respiração. Com o tempo, a respiração tende a se sincronizar naturalmente com o ritmo do mantra.
Em qualquer dos casos, se a mente se distrai com pensamentos, volte a focar a mente no mantra. Não se sinta mal se não consegue logo à primeira. É normal, a nossa mente gosta de perder-se em pensamentos, preocupações, diálogos internos… Não se enerve! Apenas relaxe e concentre-se no mantra novamente.
Aqui fica um vídeo do Youtube que ilustra perfeitamente o mantra Om
So Ham – Eu sou
Este mantra não está ligado a nenhuma religião nem a nenhum Deus, mas sim ao Universo. Significa simplesmente “eu sou (aquilo)” ou “I am that” em inglês. O mantra So Ham simboliza a nossa união com a energia universal que nos enriquece e nutre. Representa o conceito de unidade e a máxima expressão do “eu sou um Todo com o Universo e toda a criação”.
Este mantra pode ser combinado perfeitamente com a inspiração e a expiração. Repita para si próprio em silêncio ou em voz alta e lentamente SO com a inspiração e HAM com a expiração.
No momento da inspiração faça um som prolongado, por exemplo: Soooooooooo… e durante a expiração, o som também prolongado Haaaaaaaaaaaaaamm… O mantra tem um efeito calmante, que nos ajuda a concentrar no agora e a aceitarmo-nos tal como somos.
Veja no vídeo a meditação com o mantra So Ham
É necessário utilizar um mantra para meditar?
Basicamente, um mantra não é necessário para meditar, pois existem outras formas de meditação que são possíveis sem utlizá-los. Mas um mantra é uma grande ajuda para focar a sua atenção na meditação e, desta forma, em si mesmo e no seu eu interior, evitando ocupara a sua mente com pensamentos. Se as palavras tiverem um significado especial para si, então o objetivo pode ser antes conseguido.
Meditar em silêncio
Encontre um lugar onde possa estar tranquilo e se sinta confortável. Assegure-se de não ser incomodado durante o tempo que dura a meditação. Sente-se e faça aslgumas respirações conscientes. Isto ajuda a acalmar e a prepará-lo para a prática de meditação. Inspire e expire durante alguns momentos e note como pouco a pouco o seu corpo se acalma e relaxa.
Comece agora com a entoação do mantra que escolheu para relaxar. Aqui pode escolher um mantra para acalmar os nervos, além dos exemplos aqui dados. Se deseja medite em silêncio, acompanhe-o com a respiração, repita-o baixinho para si mesmo ou, em vez disso, cante-o em voz alta. Faça o que for melhor e mais natural para si. Termine a repetição do mantra com algumas respirações profundas.
Para alcançar o sucesso, é melhor praticar 5 minutos por dia do que 30 minutos uma vez por semana. A mente se não for treinada é muito inquieta e, ao princípio, é quase impossível permanecer mentalmente focado por 20 a 30 minutos sem esforço físico.
Os benefícios da meditação com um mantra são os mesmos que os benefícios de qualquer outro tipo de técnica de meditação. Um mantra é simplesmente usado como âncora para ajudar a focar a mente. A continuidade é essencial. Está provado pela ciência que meditar 10 minutos por dia traz muitos benefícios à saúde e promove o bem estar a qualquer idade.
Alternativas à Meditação com Mantra
Se não gosta de repetir um mantra, mas quer meditar, existem várias formas muito similares de meditação. Variantes bem conhecidas e difundidas são a meditação Zen ou a meditação Vipassana. Aqui a respiração é o foco de concentração e não um mantra.
É uma meditação simples, apenas deve observar a respiração, o ar que entra e que sai, e permanecer em silêncio concentrado na sua respiração. Nesta meditação observamos atentamente o que existe sem fazer nada. Essa meditação ajuda a relaxar e a aquietar a mente.
Se a sua mente vagar, o que é inevitável, já que os pensamentos teimam em voltar, então volte a concentrar a sua atenção na respiração. Não se preocupe! Apenas relaxe e concentre-se no ar que entra e no ar que sai.
Com que mantra meditar?
Se não quiser usar um mantra sânscrito como o “Om”, claro que também pode criar o seu próprio mantra em português. Em vez de utilizar o Om, pode utilizar outras palavras em português como “amor”, “silencio” ou “paz”. Ou, várias palavras como por exemplo, “Eu sou…” e, no final, adicionar o atributo que deseja. Por exemplo, o mantra podia ser “Estou feliz”.
Pode também utilizar palavras do contexto religioso como “Aleluia” ou “Deus” ou uma oração curta. Como pode ver qualquer palavra que para si tenha um significado profundo e convincente, e adequada à situação, pode transformar-se num mantra.
Se escolher um mantra em sânscrito, como “Om” e o “So Ham” (os mencionados aqui), e que portanto já conhece o seu significado, mas também outros como “Om Namah Shivaya” ou “Om Namo Narayanaya”. Apenas certifique-se de entender o que significam, porque só assim o efeito será mais poderoso, porque embora a sua origem seja védica, possuem um caráter universal.
Quer seja um mantra em sânscrito ou um personalizado por si, um método não é melhor que outro. Deve apenas descobrir qual é o mais adequado para si.
Experimente praticar a meditação com mantras diariamente, durante pelo menos um mês para perceber os seus benefícios. Dominar o stress, acalmar a ansiedade, livrar-se das preocupações, dissipar os pensamentos, estar menos nervosa e, sobretudo descobrir essa paz e esse equilíbrio interior tão importantes para o nosso bem estar. Tudo o que precisa está dentro de si!
Deixe uma resposta