O Mindfulness é uma forma de meditação e de encarar a vida que tem vindo a revolucionar a existência de quem a pratica. Tem o poder de melhorar o bem-estar físico e mental e de operar mudanças profundas no quotidiano dos praticantes. Conheça o que é o Mindfullness e os seus benefícios e como aplicá-lo na sua vida.
O que é Mindfulness?
Mindfulness significa desenvolver a atenção, foco, consciência, presença, vigilância. Mais do que uma forma de meditação, o Mindfulness é um estado de espírito. Esta prática consiste em alguns momentos de meditação como foco na respiração, mas também no aumento do foco e atenção em todas as ações do dia-a-dia.
Por exemplo, não ter distrações às refeições e dar atenção plena a cada garfada e a cada sensação. Com algum treino, a cada meditação, o cérebro aprende a ser mais consciente mesmo após a prática da meditação, tornando-se focado e consciente em cada ação diária. Quando se foca, abstrai-se completamente do que se passa à volta e permite viver cada experiência em pleno.
A origem do Mindfulness
A origem do Mindfulness tem as suas raízes no budismo e, portanto, na meditação budista, cujo principal objetivo era desenvolver a atenção plena. A ideia fundamental de qualquer meditação no contexto budista é desenvolver a atenção plena.
Embora seja uma prática com muitos seculos de existência, só se tornou popular na nossa era, quando O Dr. Jon Kabat-Zinn lançou em 1979 o programa Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR) na Universidade de Massachusetts Medical School.
MBSR era um programa de Redução do Stress baseada em Mindfullness, que se destinava a ajudar os doentes que sofriam dor crônica. Mas com o decorrer do tempo foi visto que o Mindfullness também ajudava a todas as pessoas a lidar com qualquer tipo de stresse – trabalho, família, relacões e doenças.
Desde então, centenas de estudos documentaram os benefícios físicos e mentais do Mindfulness, que têm servido para o desenvolvimento de inúmeros programas, baseados no modelo original MBSR, para escolas, prisões, hospitais e centros geriátricos.
No livro de Mindfulness do Dr. med. Jon Kabat-Zinn “Para Onde Quer que Vás, Aí Estarás” publicado há mais de vinte anos, mas que continua a ser um dos livros mais importantes sobre a meditação budista. Neste livro passo a passo, você aprende a ser consciente, relaxar e assim reduzir o stresse, a dor e o mal-estar.
Benefícios do Mindfulness
- De um modo geral o Midfulness é uma forma eficaz de reduzir o stresse, aumentar a autoconsciência e o bem-estar. Mas esta prática pode ser uma valiosa ajuda em vários aspetos da vida diária.
- A atenção plena traz beneficios para a saúde: um estudo revelou que após oito semanas de prática da meditação Mindfulness, o sistema imunitário tornou-se mais forte.
- A nível mental, vários estudos demonstraram que o Mindfulness aumenta as emoções positivas, ao mesmo tempo que reduz as emoções negativas e o stress, podendo ser útil para combater a depressão.
- A atenção plena ajuda a melhorar a memória e a atenção, isto porque faz aumentar a massa cinzenta no cérebro nas regiões encarregadas da aprendizagem e memória. Um estudo revela que os praticantes de Mindfulness têm melhor memória a curto prazo e consequentemente melhor desempenho em exames académicos.
- A prática do Mindfulness nas escolas reduz os problemas de comportamento e a agressão entre os alunos. Além disso, os alunos são mais felizes e prestam mais atenção. Os professores que praticam mindfulness sentem menos emoções negativas ou sintomas de depressão, e mais compaixão e empatia.
- A implementação do Mindfullness no local de trabalho é uma prática que há adoptado muitas empresas com a finalidade de aumentar a produtividade. Estudos revelaram que o desenvolvimento da atenção plena ajuda a manter a concentração e a atenção na tarefa que está a ser feita em cada momento, evitando distrações e além disso melhora a memória e aumenta a clareza mental, que se traduz em trabalhadores mais produtivos.
- A atenção plena ajuda a perder peso, isto porque, comer com consciência significa prestar atenção a cada garfada, comendo devagar e focando nela todos os sentidos. Os resultados de um estudo realizado com praticantes de Mindfulness, revelam que estes consumiram menos calorias do que os do grupo de controlo, mesmo estando com mais fome.
- Esta prática é ainda benéfica para doentes oncológicos, com dor crónica ou doenças cardíacas, pois aumenta o bem-estar físico e mental. A juntar a isto, proporciona ainda uma tendência a ser mais consciente e a uma melhor tomada de decisão. É ainda responsável por mudanças cerebrais positivas, mais criatividade, mais resistência ao stresse e à depressão.
Como praticar Mindfulness
Muito mais do que alguns minutos diários de meditação, o Mindfulness consiste em pequenas mudanças no dia-a-dia, que resultarão numa grande mudança geral. O primeiro passo para desenvolver a atenção plena de modo a minimizar os pensamentos, as distrações e preocupações é fazer exercícios de mindfulness.
Criação contínua de novas distinções: ter uma mente aberta e mudar a forma como se vê as coisas é uma das atitudes principais. Há que pôr de parte as velhas categorias e rótulos e prestar atenção ao contexto, criando novas formas de ver as coisas. Por exemplo, um tijolo não tem de ser necessariamente apenas um objeto de construção. Pode ser visto como um suporte de livros, um degrau, e até uma arma, entre outros usos possíveis.
Acolher diferentes pontos de vista: a atenção plena consiste também em receber continuamente novas informações. Isto implica que por vezes, terá de se meter na pele do outro e acolher o ponto de vista dele, metendo o seu próprio ponto de vista em perspetiva. Por exemplo, numa relação em que surgem continuamente discussões sobre os mesmos assuntos, pode ajudar a meter-se na pele do outro e tentar entender o seu ponto de vista.
O processo é mais importante que o resultado: em vez de se preocupar exclusivamente com o resultado, dê mais importância ao processo. Aqui podemos retomar o exemplo de saborear a comida, mas também inúmeros outros como estudar para um exame: em vez de se preocupar com o facto de ter de passar no exame, foque-se no processo de estudo, e concentre-se em aprender. Ou ainda, quando lê um livro, não tenha pressa de chegar ao fim, foque-se em cada página e aproveite a leitura.
Deixe uma resposta