Não é por acaso que depois de um dia na praia volta para casa a sentir-se relaxado e rejuvenescido. Pisar na areia, olhar o mar, ouvir as ondas do oceano, são exercícios tranquilizantes que também ajudam a experimentar sensações de bem-estar. Por isso, vá à praia sempre que puder, seja verão ou inverno, é lá que encontra o melhor remédio para o seu cérebro e saúde mental.
Já não se trata apenas uma questão de lazer. Bronze e mergulhos à parte, ir à praia é bom para a saúde! Está comprovado através de estudos que relaxar na natureza é saudável, já que os sons naturais podem ter um efeito calmante sobre as pessoas e reduzir o stress. Continue a ler este artigo e perceba porque é que o mar e a praia ajudam a relaxar.
O mar e a praia ajudam a descontrair
Estudos diversos provam que o córtex pré-frontal do cérebro é ativado quando exposto a sons e ruídos do oceano. E o córtex pré-frontal é uma área associada à emoção e autorreflexão, pelo que o mar e a praia ajudam a descontrair porque o som das ondas pode gerar uma sensação de equilíbrio relaxante.
O mar e a praia ajudam a descontrair, mas um banho relaxante para os pés também!
O mar e praia enchem de paz
O mar e a praia ajudam a relaxar, mas também transmitem uma sensação de paz que descontrai porque as ondas do oceano induzem alterações moleculares no nosso corpo e produzem íones negativos que aceleram a capacidade de o organismo absorver oxigênio. Por outras palavras, o mar e praia enchem de paz porque a ionização negativa do ar significa que os átomos que compõem a brisa marítima têm um excesso de eletrões que lhes confere energia negativa e isso influência no bem-estar porque aumenta os níveis de serotonina e, por consequência, diminui os níveis de ansiedade (como veremos mais adiante).
Por isso, o mar e a praia ajudam a relaxar porque estão ligados a uma energia mental positiva e a uma sensação geral de saúde e bem-estar e podem até contribuir para um sono de qualidade. Até porque, regra geral, na praia as pessoas costumam fazer mais exercício físico, o que resulta numa melhoria do ritmo cardíaco, da oxigenação dos tecidos e da circulação. E isso só pode significar uma coisa: como o mar e praia enchem de paz, vai dormir que nem um bebé!
O mar e a praia ajudam a relaxar, mas a sauna também! Mais informações, aqui!
O mar e a praia têm um efeito calmante
A praia é capaz de lhe equilibrar os níveis de serotonina (substância química produzida pelo organismo relacionada com o humor e a ansiedade) e isso é uma forma natural de relaxar, acalmar e sentir-se feliz. Na verdade, o mar e a praia ajudam a relaxar porque a água acalma e dá uma sensação de segurança e a sua superfície plana, transmite estabilidade, afastando as preocupações. De ressalvar que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos, onde não há potenciais ameaças. Por isso, o mar e a praia têm um efeito calmante.
O mar e a praia têm um efeito calmante, mas as massagens também ajudam a relaxar.
O mar e a praia reduzem o stress
Os níveis de cortisol, o hormônio do stress, também diminuem quando está em contacto com o barulho das ondas do mar, com padrões de volume e frequência regulares, harmónicas e muito relaxantes. Desta forma, o mar e a praia reduzem o stress e o oceano pode ter um efeito positivo sobre a sua saúde em geral e até evitar potenciais doenças. O som do mar pode ter uma ação ainda mais profunda no seu lado emocional, desencadeando memórias inconscientes ou sensações de relaxamento e segurança muito ligadas ao som que os bebés interiorizam no útero das mães. E este é mais um motivo que prova que o mar e a praia reduzem o stress.
Deixe uma resposta