O relaxamento mental pode ser definido como um estado de paz mental no qual a pessoa é capaz de controlar os seus pensamentos. Com esta prática conseguimos relaxar a mente e o corpo.
Os pensamentos assaltam a nossa mente e por vezes não nos deixam descansar, encontrar a calma, a serenidade e até mesmo usufruir de um sono profundo. Além disso, o atual estilo e ritmo de vida stressante impedem relaxar o corpo e a mente. Há muitas formas de fazer relaxamento mental, aqui descrevemos algumas delas, que pode começar a incorporar na sua vida.
Formas de relaxamento mental
Os pensamentos no seu constante diálogo interno impede-nos encontrar a paz e o equilíbrio mental necessários para a nossa saúde e bem-estar. No entanto, para contrariar esta situação há uma forma para libertar-nos das amarras dos pensamentos.
A prática da meditação surge aqui como uma forma de relaxamento mental para recuperar o silencio interior e apaziguar a mente. A meditação tem o poder de deixar a nossa mente vazia e devolver-nos a clareza mental. Meditar é libertar a mente e voltar a ser livre.
Meditação para relaxar a mente
Uma forma de relaxamento mental é a meditação, a qual nos permite reduzir o stress e o fluxo de pensamentos. Esqueça a imagem de alguém com os olhos fechados sentado no chão com as pernas cruzadas e a murmurar o mantra “Ohmmm”.
Esta é a imagem que todos têm quando se pensa em meditação. Embora, possa ser uma forma de relaxamento mental, mas não tem porque ser assim. Meditar é muito mais que murmurar a palavra “Ohmm” é uma maneira eficaz para relaxar corpo e mente.
Há diferentes tipos de meditação utilizados para o relaxamento mental profundo. Uma opção é focar a sua atenção na respiração, sentindo através da inspiração, o ar que entra pelo nariz e desce pelos pulmões até à barriga, para depois, ao expirar, sair pela boca. Mantenha sempre a sua atenção focada no ar que entra e que sai.
Nem sempre é fácil manter a atenção focada na própria respiração, sobretudo no início desta prática, pois os pensamentos começam a vaguear novamente. Porém não desista, só precisa de insistir um pouco mais em manter o foco na respiração.
A meditação para relaxar a mente é parecida à prática do exercício físico, mas neste caso, em vez de físico é mental. Quanto mais pratique, sentirá cada vez menos dispersão e toda a sua atenção focada na respiração.
Um dos grandes benefícios da meditação é que o seu efeito benéfico não se limita apenas ao momento em que se pratica, mas prolonga-se durante todo o dia, por isso notará que ser-lhe-á mais fácil controlar os pensamentos e manter a concentração focada em qualquer tarefa que realize.
Visualização e relaxamento mental
Outra forma de relaxamento mental é a prática de exercícios de visualização. Esta técnica de relaxamento consiste em visualizar situações que podem acalmar os pensamentos, para assim relaxar a mente rapidamente.
Para tal sente-se ou deite-se com os olhos fechados e imagine um lugar onde já esteve ou deseja ir e que para si representa uma situação que lhe dá prazer, que viveu ou gostaria de viver. Pode ser uma viagem paradisíaca, ou, por exemplo, imagine-se deitado na praia com os olhos fechados, longe do ruído e dos afazeres do dia a dia.
Sinta o agradável calor do sol e a brisa fresca no seu rosto e deixe-se envolver pelo azul do céu e o som das ondas e desfrute da sensação agradável que tudo isto lhe provoca, permanecendo durante alguns minutos neste estado de relaxamento profundo.
Pode sempre recorrer à imagem da praia quando necessite, pois a imaginação, quando bem usada, é uma fonte de calma e paz, uma forma de relaxar a mente rapidamente.
O relaxamento mental traz muitos benefícios, pois vai ajudar a combater o stress, acalmar a mente e aumentar o nosso bem-estar, e, em última estância, a felicidade.
Deixe uma resposta