Há lá melhor coisa para relaxar do que ouvir a água a correr por um riacho ou o vento a bater nas folhas das árvores? E os sons da natureza não são os únicos a possuir um efeito tranquilizante! Pisar a relva descalço, fazer uma caminhada por uma floresta, apanhar sol… são formas de relaxar na natureza que trazem sentimentos de bem-estar e repudiam o stress e a ansiedade. Conheça-as melhor, já de seguida!
Andar com os pés na terra ou na relva
De quando em vez procure uma zona verde onde se possa descalçar. Andar descalço aumenta a sensação de bem-estar e retira a tensão dos músculos promovendo o relaxamento.
Respirar o ar em áreas verdes
Quer desenvolver a flora bacteriana do organismo e fortalecer a imunidade? Basta procurar uma boa zona para relaxar na natureza e expirar! Se vive numa ciadade faça caminhadas num parque.
Apanhar sol
Cerca de 15 a 20 minutos de sol por dia são o suficiente para relaxar na natureza, evitar crises de depressão, acertar o relógio biológico e – como o sol estimula a produção do hormônio melatonina – regular o sono. Se vive perto da praia, aproveite e desfrute do efeito de relaxamento das ondas do mar sobre si.
Ouvir os sons da natureza
A chuva, uma cascata, um bando de pássaros, o vento, as ondas do mar… Eis vários tipos de sons relaxantes que o podem ajudar a distanciar-se dos seus problemas, além de serem o melhor recurso para relaxar na natureza antes de dormir!
Na verdade, os sons naturais e ruídos ambientais que se podem ouvir em áreas verdes estão ligados à capacidade de gerar bem-estar há séculos, mas só recentemente é que algumas pesquisas cientificas provaram que de facto é possível relaxar na natureza: ruídos considerados artificiais (sons do trânsito, de uma obra em construção, etc) são associados a padrões de atenção interior que podem estar ligados a condições que envolvem stress, ansiedade e depressão, enquanto os sons da natureza desviam a atenção para o ambiente exterior e ajudam o corpo a relaxar.
Aspirar aromas naturais
Sinta o cheiro de terra molhada e das flores a despertar na primavera, entre outros odores que aumentam a disposição e promovem o relaxamento. Afinal, não é por acaso que a aromaterapia é uma técnica que combina diferentes aromas naturais e indica os melhores para cada situação a tratar de modo a que o organismo do paciente recupere as suas funções normais e combata o stress.
Fazer caminhadas
Sabia que um simples passeio pelo parque pode melhorar o seu humor e autoestima? É verdade! Uma caminhada é salutar para qualquer pessoa, especialmente se sofre de stress ou está num dia menos bom e precisa de relaxar. Além disso, é o exercício mais fácil de praticar, não exige habilidade nem tem custos envolvidos. Pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar e é a atividade mais indicada por médicos para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente.
No entanto, também é importante que desenvolva a atenção plena. Quando passeia na natureza, experimente-a com todos os seus sentidos. Sinta os cheiros, os sons, as cores, o vento e o sol, porque se os seus pensamentos estão no trabalho ou no que tem ainda por fazer, estará a bloquer muitos dos efeitos relaxantes da natureza.
Deixe uma resposta