Nos dias que correm o stresse e a ansiedade fazem parte do quotidiano de todos nós: o trabalho, as escola das crianças, as contas para pagar – tudo contribui para que vivamos cheios de preocupações e num estado de inquietação a que quase já nos habituamos. Mas não tem necessariamente de ser assim. Porque não parar e relaxar um pouco, esquecer os problemas durante umas horas e centrar-se em si e no seu bem estar físico e mental?
Pode parecer complicado, mas é mais fácil do que parece, através de algumas técnicas de relaxamento que pode praticar individualmente em casa. Conheça mais sobre os benefícios das técnicas de relaxamento e torne o seu dia a dia mais calmo e agradável.
Quais os benefícios das técnicas de relaxamento?
Através da prática do relaxamento, aprendemos a conhecer o nosso corpo, ouvimo-nos e respeitamo-nos e refletimos com calma. Além do bem-estar físico que estas técnicas proporcionam no imediato, os benefícios psicológicos e emocionais são ainda maiores e perduram no tempo se a prática for corrente.
Praticar o relaxamento, diminui em muito os níveis de stresse, de ansiedade e de sensação de cansaço, traz clareza mental, equilíbrio emocional, bom humor e aumento da autoestima.
O indivíduo torna-se mais atento, aumenta a sua capacidade de intuição e de decisão e percebe melhor aquilo que o rodeia. Diminuem também os quadros de insónia ou de problemas ligados ao sono, permitindo que o indivíduo descanse adequadamente. No geral, a prática corrente de técnicas de relaxamento tem como benefício último um grande aumento da qualidade de vida.
Porque razão anda stressado e cansado?
A atividade frenética do cérebro, sempre focado nos problemas e nas suas soluções (até mesmo os mais simples, como “o que fazer para o jantar?”), influencia todo o corpo, desde os músculos, passando pelos tecidos, nervos e órgãos.
Acontece que, quando centrados nos problemas, giramos em torno de diálogos internos improdutivos, críticas e fantasias e ficamos cada vez mais ansiosos e stressados, acabando por se criar um ciclo de desgaste, uma vez que, com as ondas cerebrais a subir, os sentidos tornam-se menos precisos, o que nos faz mais desatentos, desconcentrados e desastrados.
Ou seja, quanto mais problemas temos, mais stressados ficamos e mais problemas surgem, aumentando o mal-estar e o cansaço físico e mental. Muitos queixam-se de dores de cabeça ou dor de estômago, problemas de sono, músculos tensos, palpitações, taquicardia, ansiedade etc. É neste ponto em que as técnicas de relaxamento se tornam um aliado precioso que nos vai ajudar a retomar o equilíbrio.
Qual é o objetivo das Técnicas de Relaxamento?
As técnicas de relaxamento são um método de intervenção psicológica que tem como objetivo alcançar um estado de relaxamento físico e mental. Qualquer que seja a técnica de relaxamento praticada (yoga, massagem, respiração, etc.), não se foca apenas na parte física, mas sim numa combinação entre relaxamento físico e mental, de forma a atingir um nível superior de bem-estar.
No geral, o objetivo das técnicas de relaxamento é acalmar a mente e fazer cessar as atividades cerebrais desnecessárias, quebrando o ciclo de desgaste e contribuindo para a retoma do bem estar físico perdido. Quando estamos relaxados, nos sentimos bem, estamos mais calmos, melhoramos a nossa concentração e memória, somos conscientes, podendo assim, avaliar melhor o que nos rodeia e tomar decisões em paz.
Aproveite e leia também o artigo: relaxamento mental para acalmar a mente.
Deixe uma resposta