A visualização mental é uma das técnicas mais eficazes para relaxar corpo e mente. Faz parte de um processo de imaginação, em que se visualiza um lugar onde nos sentimos bem, ou também pode ser usada para alcançar um objetivo. Fique a conhecer melhor esta técnica muito utlizada em psicologia e aprenda alguns exercícios de visualização!
Visualização é imaginar mentalmente um lugar, uma situação ou um objetivo a alcançar. É uma técnica mental que se baseia no poder da imaginação. Ajuda-nos a relaxar e não só. Para dominar de forma eficaz a técnica da visualização mental é necessário que seja praticada com frequência.
Quanto mais praticar, antes começará a sentir os seus efeitos positivos. Antes de passar aos exercícios de visualização que encontrará mais abaixo, saiba primeiro em que consiste propriamente a visualização e em que facetas da vida pode aplicá-la.
Técnica de visualização mental
A prática da visualização mental é a capacidade de imaginar uma situação que gostariamos que fosse real. É visualizar ou imaginar a realização de um objetivo. O poder das visualizações, quando bem realizadas, farão com que a nossa mente subconsciente faça de tudo para tornar as imagens mentais numa realidade.
A visualização desempenha um papel importante em muitas áreas da nossa vida, a nível pessoal para ajudar-nos a relaxar, como o relaxamento por imaginação guiada, a nível profissional para ajudar-nos a alcançar o éxito, até mesmo os atletas utilizam a visualisação mental no desporto para melhorar o seu rendimento.
Em psicologia, a visualização mental também é descrita como “programação de imagens positivas”. Todas as percepções sensoriais, como ouvir, sentir, cheirar e ainda sentimentos e emoções devem ser envolvidas neste treino mental.
Para que a prática da visualização surta efeito, é preciso que o corpo se encontre num estado de relaxamento profundo. Só assim, a mente estará preparada e mais receptiva para fazer exercícios de visualizações mentais. Por isso, as preparações prévias são necessárias, que passamos a explicar.
Como se faz?
O momento ideal para fazer a visualização mental é no fim do dia de trabalho. Claro que pode fazer em qualquer altura do dia, mas regressar a casa e ter este momento só para si, ajuda-o a esquecer todos os problemas do trabalho e a preparar-se para ter um sono relaxante e restabelecedor.
Crie um ambiente calmo e reduza a intensidade da luz. Sente-se confortavelmente ou deite-se de barriga para cima. A maioria das pessoas prefere a posição deitada, e não está mal. Mas a desvantagem é que, para os iniciantes, após o estado de relaxamento profundo, acabam por adormecer.
O objetivo da visualização mental é manter-se consciente daquilo que o rodeia, isto é, o corpo relaxado mas a mente acordada. Pode experimentar as duas posições e descobrir com qual se sente mais confortável. Depois de relaxado, o seguinte passo é a respiração profunda.
Relaxamento com visualização
Uma vez na posição escolhida, feche os olhos e comece a relaxar. Após alguns segundos, seja consciente e concentre-se na respiração. Não tenha pressa, demore o tempo que for necessário até conseguir concentrar-se bem na respiração. Inspire e expire lenta e profundamente, esta é a forma de respirar bem.
Em cada inspiração, imagine o ar a encher os pulmões e cada célula do seu corpo; inspire amor, confiança, felicidade. Em cada expiração, deixe sair as tensões, o stresse, os problemas, o cansaço – enfim, todas as emoções, sensações e sentimentos negativos.
Sinta o seu corpo mais relaxado em cada inspiração e mais leve em cada expiração. Demore algum tempo nesta fase. Se conseguir concentrar-se na respiração, começará a notar como o corpo entra num relaxamento profundo, uma espécie de formigueiro muito agradável.
Exercícios de visualização mental
Depois de realizar a respiração, o seu corpo encontra-se agora num estado de relaxamento profundo. É o momento ideal para fazer os exercícios de visualização mental. Sendo assim, imagine o seu lugar preferido. Pense num lugar que goste muito ou imagine um lugar que gostaria de visitar.
Pode ser um lugar imaginário, que nem sabe sequer existe, mas onde se sentirá bem. Pode ser uma praia, uma floresta, uma montanha… Ou um local da sua infância onde era feliz. Imagine todo o trajeto até lá chegar, todas as cores, a luz, os sons, os cheiros, as emoções que sente…
Imagine que está a chegar a este lugar especial e fique por lá, muito tempo. Convém que continue a respirar lenta e profundamente. Nesta fase foque-se principalmente nas sensações agradáveis que lhe proporciona a sua chegada a este lugar imaginário. Fique nesta etapa todo o tempo que desejar.
Voltar à realidade depois do exercício de visualização
Após alguns minutos neste lugar imaginário, comece a retomar consciência do seu corpo em contacto com o chão. Mexa ligeiramente os braços, as pernas, vire lentamente o pescoço para a esquerda e para a direita, estique os dedos dos pés e das mãos.
Regresse à realidade mas suavemente, pouco a pouco. Abra os olhos e levanta-se lentamente. Sinta como está relaxado, fresco, cheio de energia e num estado de espírito positivo.
Algumas dicas
A prática da visualização mental pode não trazer os efeitos desejados logo nas primeiras vezes. Não seja demasiado exigente consigo próprio. Pode começar por experimentar apenas 5 ou 10 minutos por dia e gradualmente ir aumentando o tempo de prática.
Comece por concentrar-se apenas na respiração e quando se sentir confortável e confiante, passe então à fase das visualizações. Acima de tudo respeite os seus ritmos e não desista. Quando dominar a técnica da visualização mental e começar a ver os seus efeitos positivos na sua vida, sentir-se-á mais confiante e com vontade de continuar.
Deixe uma resposta